This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »2 Ano IX Número 29 setembro/2012
Expediente/Editorial
A ESALQ a serviço da comunidade
Jornalista responsável / Editoração Caio Albuquerque (Mtb 30356) Pauta e redação
Alicia Nascimento Aguiar (Mtb 32531), Ana Carolina Miotto (estagiária) Revisão
José Djair Vendramim; Luciana Joia de Lima; Marcia Azanha Ferraz Dias de Moraes Projeto gráfico / Editoração José Adilson Milanêz Colaboração
Bárbara Burger; Roberto Amaral Produção gráfica
Serviço de Produções Gráficas - SVPGraf Tiragem 3.500 exemplares
Assessoria de Comunicação - Acom
Av. Pádua Dias, 11 • Caixa Postal 9
13418-900 Piracicaba, SP • Telefone: (19) 3429.4485 www.esalq.usp.br/acom • acom.esalq@usp.br
Publicação Trimestral da E. S. A. “Luiz de Queiroz”
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Diretor
José Vicente Caixeta Filho Vice-Diretora
Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce
Universidade de São Paulo
Reitor
João Grandino Rodas Vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz
ESALQ notícias
Vice-reitor Executivo de Administração Antonio Roque Dechen
Vice-reitor Executivo de Relações Internacionais Adnei Melges de Andrade
EvaristoMarzabal Neves
Professor Titular da USP/ESALQ
Clique
Este espaço é seu. Envie sua foto de prédios ou paisagens do Campus com boa resolução para
acom.esalq@usp.br
Desde 20 de abril de 2011, grupos de estu-dantes de escolas públicas de Piracicaba visi-tam a ESALQ, para conhecer a Escola, seus departamentos, os cursos de graduação, o ves-tibular e programas de inclusão social destina-dos a esse público. Trata-se do “Profissões na ESALQ”, programa que busca manter diálogo vivo e presente entre esalqueanos e estudantes e professores das escolas da rede pública. Em 2011, dos 1.188 participantes em 39 dias de visitas, 358 (30%) não conheciam a ESALQ. No primeiro semestre deste ano, em 26 dias de visitas, dos 802 participantes, 262 desconheciam a ESALQ (33% desse total). Esses dados revelama importância da continui-dade do Programa, da necessidade de estabele-cer novos elos comoutros públicos. É o caso de recente iniciativa da instituição em oferecer o curso de atualização “Universidade e escolas públicas: construindo caminhos para uma soci-edade sustentável”, composto por 6 encontros aos sábados, com início previsto para 15/9. A atividade, voltada aos professores de escolas públicas, está sendo apoiada pela Diretoria Re-gional de Ensino de Piracicaba, além do USP Recicla, Programa Ponte, Coletivo Educador Piracicauá e Sedema. Nossa expectativa é de que cada professor conheça melhor nosso am-biente seja e torne-se umporta-voz e agente de motivação na disseminação das oportunidadese facilidadesoferecidaspelauniversidadepública. Enfim, as duas ações têm o mesmo objeti-
vo: minimizar o índice de desinformação, apro-ximando a ESALQ da sociedade. No acompa-nhamento das visitas ao Programa “Profissões na ESALQ” é notória a falta de informação so-bre quais carreiras profissionais são oferecidas pela instituição. Os alunos também desconhe-cem o processo seletivo para ingressar na USP e as oportunidades de obter bônus na nota da primeira fase do vestibular da FUVEST en-quanto estudante ou tendo se formado emesco-la pública. Essas possibilidades são possíveis por meio dos programas de inclusão social da Universidade, o Inclusp e o Pasusp. Os resultados de atividades como estas são obtidos a médio/longo prazos. A escolha por uma profissão é definida por vários fatores, as-simcomo optar emestudar emuma universida-de pública e gratuita, reconhecida nacional e in-ternacionalmente, como a USP.
Cabe aos professores, funcionários e equi-pe de estudantes da ESALQ, envolvidos nes-sas duas iniciativas, superar os desafios da desinformação, considerando contextos sociais e expectativas diversas dos estudantes e profes-sores visitantes. Por outro lado, cabe aos parti-cipantes o envolvimento e a aproximação com espaço público, como a USP em Piracicaba, como a nossa ESALQ, possibilitando a convi-vência harmoniosa e duradoura.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »