This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »3 5 6
Parcerias fortalecidas com CTC, IPT e APLA ESALQ recebeu duas Secretarias Estaduais
Campus sediou 21 º Siicusp
56 ª Semana Luiz de Queiroz começou rosa
ESALQComunidade
• Pescado
Depto. Agroindústria, Alimentos e Nutrição (19) 3429.4150
- Análise sensorial (aparência, cor, aroma e sabor);
- Implantação de ferramentas de qualidade para empresas; - Análise microbiológica.
Com o tema central “Empreendedorismo Inovador”, a 56 ª Semana Luiz de Queiroz congregou, entre 6 e 12/10, alunos e egressos da ESALQ, professores, pesquisadores, agri-cultores, empresários, lideranças públicas e setoriais para estabelecerem maior intercâm-bio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais. Na abertura, a caminhada “Toque daVida naESALQ” deu cunho social ao evento. A ação ocorreu em parceria com o Fundo de Solidariedade Social de Piracicaba, Instituto de Mama de Piracicaba (FUSSP), Clube de Campo de Piracicaba (CCP) e recebeu a co-munidade para a realização de atividades físi-cas em alusão ao movimento internacional-mente conhecido como Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer demama. Sons de viola e um complemento visual colocaram os participantes em sintonia com a proposta do evento, que contou com a participação da Orquestra deViola Caipira “As Piracicabanas” e uma revoada de balões rosa.
Em7/10, cincomomentos marcaram a 56 ª Semana Luiz de Queiroz. Pela manhã, foram comemorados, em Itatinga, os 25 anos da Es-taçãoExperimental de Itatinga (EECF-Itatinga) e 40 anos da Estação Experimental deAnhembi (EECF-Anhembi). As Estações fazem parte do Campus “Luiz de Queiroz”, sob coorde-nação do Departamento de Ciências Flores-tais (LCF) e são espaços importantes para o desenvolvimento do Estado de São Paulo pela expressiva contribuição científica nas áreas de Silvicultura e MeioAmbiente.
À tarde, aconteceu o “Encontro de forma-ção continuada sobre extensão: diálogos so-bre a extensão universitária no Campus “Luiz de Queiroz” e, às 17h, a assinatura de Convê-nio de Pesquisa entre o Centro de Tecnologia
Canavieira (CTC) e ESALQ (saiba mais na página 3). Às 18h, foi inaugurada a exposição bilíngue “Luiz de Queiroz – vida e obra, uma percepção humanística”, que apresentou tra-ços da personalidade e retratou o perfil empre-endedor de Luiz de Queiroz, enfatizando suas contribuições para a cidade de Piracicaba. Durante abertura da exposição o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, anun-ciou o projeto para a criação do Memorial Luiz de Queiroz. Ainda sem data e local defi-nidos, a proposta está em fase de concepção. Na sequência, a comunidade conferiu a pales-tra “Os pioneiros e seu tempo: o legado de Luiz e Ermelinda de Souza Queiroz”, proferi-da por Jacques Marcovitch, professor titular da FEA/USP.
Na terça-feira, 8/10, a programação da Se-mana ficou por conta do workshop “ Revisão do PlanoDiretor Socioambiental participativo do Campus “Luiz de Queiroz”, que trouxe re-flexões sobre sustentabilidade nas universida-des. Entre os dias 9 e 10/10, ocorreram even-
tos de caráter técnico-científico: “Simpósio so-bre apoio ao uso balanceado de potássio na agricultura brasileira-10 anos de parceria IPI e Embrapa”; “Seminário Empreendedorismo Inovador”; “Prêmio Empreendetec; “30 º En-contro de Genética e Melhoramento”. Em11/10ocorreu, pelamanhã, a transferên-cia para a ESALQ dos Gabinetes da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e da SecretariaEstadual doMeioAmbiente; os secre-tários deAgricultura e doMeioAmbiente,Môni-ca Bergamaschi e Bruno Covas coordenaram a palestra “Sistema deCadastroAmbiental Rural” e, depois, participaram do “Fórum da Associa-çãoBrasileira doAgronegócio (Abag)”.A tarde, aconteceu o “Seminário “Potencial do Uso de Biomassa e Resíduos Sólidos no Brasil”. A Se-mana terminou em12/10, coma tradicional reu-niãodecongraçamentodosex-alunosdaESALQ, marcando tambémoDiaNacional doEngenhei-roAgrônomo. (Confira mais informações sobre os eventos da 56 ª Semana Luiz de Queiroz nas páginas 3 e 5).
E a
C rimen ( vida e
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »