Page 18 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

confinamento, a produção de dióxido de carbono cai para 5 quilos por quilo de carne produzida. Cerri ainda destaca que, no confinamento, é possível utilizar os dejetos, sobretudo as fezes, para gerar biogás e bioeletricidade.

O pesquisador João Kluthcouski, da Embrapa Arroz e Feijão, de Goiás, diz que aplicar a técnica de ILPF para recuperar pastagens degradadas devolve aos solos os níveis de nitrogênio originais e a formação de lavouras diretamente na palha (que é quando a terra permanece coberta pela palha seca da cultura anterior) agrega uma elevada quantidade de matéria orgânica. "Revolver o solo para limpa-lo é retirar dele suas propriedades. Deixa-lo coberto com a palha evita a perda de água, de nutrientes e forma uma barreira natural para a erosão e pragas afirma.

Segundo Cerri, somente a adoção do sistema de plantio direto na palha equivaleria a uma redução de 300 milhões de toneladas de gases prejudiciais na atmosfera por ano. "Reduzindo o espaço da pecuária em confinamentos e aproveitando as pastagens para produzir alimentos, não precisaríamos desmatar novas áreas".

Apesar da pecuária ser apontada como a grande produtora de metano, as plantações de arroz localizadas na Ásia são, de longe, os maiores emissores de metano na atmosfera. Cláudio Cerri explica que, quando o solo é coberto artificialmente com água para a produção do cereal, a reação química gera o gás. "O mundo todo tem que tratar o solo com mais carinho". O estudo da Esalq/Usp aponta que a agricultura mundial é responsável por 20% das emissões de gases do efeito estufa no planeta, enquanto 66% destes gases vêm da indústria e 14% do desmatamento.

Balanço do Mercado da Pecuária de Corte: Hora boa para

vender.

Gases no ar

Nem só o CO2 (dióxido de carbono) é responsável pelo aquecimento global, explica o professor."O dióxido de carbono é, sim, um elemento altamente presente no efeito estufa, mas não é o único que provoca o aquecimento do planeta. Temos gases traços, como ozônio (O3), o metano e o óxido nitroso, enxofre (SF6) e Hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs), aerossóis, que são partículas sólidas ou líquidas muito pequenas em suspensão em um gás, e as nuvens (vapor de água), ou seja existem elementos da própria natureza que contribuem para o efeito estufa. No entanto, só podemos controlar e tentar melhorar o que a humanidade produz", afirma.

O professor da Esalq ressaltou ainda que as moléculas destes três gases citados agem de forma diferente na atmosfera, provocando efeitos variados. "O metano e o óxido nitroso, apesar de serem emitidos em quantidade menor que o dióxido de carbono, são mais potentes e tem um poder maior de aquecimento", diz.

Para se ter idéia da diferença entre os gases, Cláudio Cerri faz uma comparação simples: 1 quilo de metano corresponde a 25 quilos de dióxido de carbono e 1 quilo de óxido nitroso equivale a 298 quilos de CO2. "De cada 7 petagrama de gases emitidos, 4 ficam retidos na atmosfera e 2,2 são absorvidos pelas

Page 18 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »