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USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO

Veículo: Portal Cargo News Data: 17/02/2012

Link: http://www.cargonews.com.br/novosite/ultimas_noticias.php?id=960 Caderno / Página: - / -

Assunto: Frete de grãos deverá subir menos em 2012

Frete de grãos deverá subir menos em 2012

As tarifas de frete já reagem à entrada da safra de grãos no Sul e no Centro-Oeste, mas é improvável que alcancem os picos registrados no ano passado, na mesma época, quando a concentração da colheita das duas regiões - que em geral ocorre em momentos distintos - fez disparar o custo do transporte agrícola até os portos.

O valor do frete sempre sobe entre fevereiro e maio, meses de escoamento da produção. Mas, neste ano, com a colheita se intensificando primeiro em Mato Grosso e depois no Paraná, a valorização deve ser menos intensa que em 2011, afirma Aedson Pereira, analista de grãos da Informa Economics FNP.

A quebra da produção da soja e do milho no Sul também deve contribuir para pressionar menos o valor das tarifas.

“Neste ano temos um cenário bem distinto do que ocorreu na safra passada. Além da colheita na época normal, há menos soja para transportar no Sul, o que deve limitar o aumento do valor do frete”, disse o analista.

De acordo com dados da Informa, em fevereiro de 2011 o custo para transportar uma tonelada de soja de Rondonópolis (MT) para Paranaguá (PR) ou Santos (SP) estava entre R$ 160 e R$ 170. Neste mês, o mesmo trecho é cotado por R$ 130 a R$ 140 por tonelada.

De Cascavel para Paranaguá, chegou-se a R$ 70 a R$ 80 por tonelada no ano passado. Nesta semana, oscila em torno de R$ 60.

“É normal que os preços aumentem nesta época, mas não espero nada na magnitude do ano passado”, afirmou Pereira.

Ele lembra que Mato Grosso está com cerca de 30% da safra colhida, mas ainda assim o frete segue mais baixo que na mesma época do ano passado. “No Paraná, a colheita está concentrada no oeste e agora está se intensificando no norte”, afirmou.

Há urgência para que a soja seja escoada neste momento. Segundo Pereira, o line-up de Paranaguá mostra que há navios programados para receber 900 mil toneladas de grão até o final de fevereiro.

Em Santos, o volume chega a 850 mil t no mesmo período. “É um grande volume, mas não é tão alto quanto na mesma época do ano passado.”

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