This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO
Veículo: Portal do Agronegócio Data: 15/02/2012
Link: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=69870 Caderno / Página: - / -
Assunto: Parceria CENA/USP com o Programa de Melhoramento de Arroz da Epagri
Parceria CENA/USP com o Programa de Melhoramento de Arroz da Epagri
O professor Augusto Tulmann Neto, do Centro de Energia Nuclear/Campus Luiz de Queiroz/Piracicaba da Universidade de São Paulo, fez sua visita técnica rotineira ao Projeto Arroz da Epagri na Estação Experimental de Itajaí
O professor Tulmann visita anualmente a Estação em virtude da estreita colaboração que há anos ocorre entre o CENA/USP e a Epagri na obtenção de variabilidade genética através do emprego da mutagênese induzida por radiação gama.
A parceria teve início na década de 70, através do pesquisador da Epagri, Takazi Ishiy e do professor Akihiko Ando (CENA/ESALQ/USP), que em 2005 foi homenageado pela Epagri que atribuiu à sua 14ª cultivar de arroz, a denominação de SCS 114 Andosan, cultivar esta oriunda do emprego da mutação induzida no programa de melhoramento.
Em setembro de 2010 iniciou-se uma série de novas atividades na área de indução de mutações em arroz irrigado. Na oportunidade, foram implantadas na Estação Experimental de Itajaí 4 populações M1 oriundas de sementes submetidas a duas doses de radiação gama aplicadas no CENA/USP sobre duas cultivares de arroz irrigado (SCS116 Satoru e a Sabbore). Além disso, sementes da cultivar SCS116 Satoru também foram submetidas a uma indução química usando-se EMS (Metano Sulfonato de Etila), enquanto em sementes da cultivar Sabbore aplicou-se a azida sódica. Na atual safra 2011/12 estão a campo as plantas da geração M2 oriundas destes trabalhos, que mostram expressiva variabilidade genética, fato este muito desejável num programa de melhoramento desta natureza.
O CENA é parceiro da Epagri há muitos anos, havendo iniciado seus trabalhos com arroz, mandioca, e atualmente estão em curso também trabalhos com a espécie Espinheira Santa (planta bioativa), na qual se buscam mutantes com menos “espinhos” nas folhas. Na Epagri os trabalhos em parceria com o CENA/USP são conduzidos pelos pesquisadores Alexander de Andrade, Rubens Marschalek, Terezinha Heck, com apoio de Moacir Antônio Schiocchet, Andrey Martinez Rebelo e Antônio Amaury Silva Júnior.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »