Page 9 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO

Veículo: Jornal Brasil Data: 21/08/2013

Link: http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=99917

Assunto: Campus de Piracicaba abriga grande diversidade de aves, detecta estudo

Campus de Piracicaba abriga grande diversidade de aves, detecta estudo

O avanço antrópico gerou a fragmentação dos habitats originais, acarretando alterações a todos os níveis ecológicos e aos organismos envolvidos. Em meio a este cenário de substituição da cobertura original por diferentes tipos de usos do solo, diferentes trajetórias de ocupação dos espaços destinados ao uso humano podem gerar cenários que fogem do padrão da matriz antrópica dominante. Neste ponto destacam-se os campi universitários localizados em matrizes urbanas e

rurais. Apesar de ser um ambiente antropizado, esses locais, geralmente projetados sob um plano paisagístico, procuram manter uma harmonia entre as áreas construídas, as áreas plantadas, as paisagens naturais e seus jardins.

Na época de sua inauguração, em 1901, a área hoje pertencente ao campus era ocupada por áreas destinadas à produção agrícola, com diversas culturas em pequena escala, criações de animais e rodeado por chácaras. Uma paisagem tipicamente agrícola até meados de 1920. A partir da década de 1940, a urbanização tornou-se crescente substituindo as chácaras ao sul do campus por novas áreas urbanizadas. Enquanto a área urbana aproximava-se em sua direção, seu plano paisagístico, iniciado em 1907, constituía, ano após ano, um ambiente cada vez mais arborizado, mesclado com as áreas destinadas a plantios diversos.O Campus Luiz de Queiroz está localizado numa área periurbana da cidade de Piracicaba (SP

Hoje, o campus, em seus 874,3ha, é um misto de agrossistema e parque urbano, apresentando uma paisagem composta por um mosaico de culturas anuais, semiperenes e perenes, pastagens, jardins planejados, áreas pavimentadas e edificações, áreas reflorestadas, além de dois remanescentes florestais de mata estacional conhecidos como Mata da Pedreira (14ha) e Mata do Pomar (9,5ha). O rio Piracicaba, assim como dois de seus afluentes – ribeirão Piracicamirim e córrego do Monte Olimpo – passam dentro do campus, originando áreas de alagamento e açudes artificiais.

Neste cenário atual, foi realizada a listagem das espécies de aves existentes no campus Luiz de Queiroz. Eduardo Roberto Alexandrino, um dos autores do artigo científico Aves do campus Luiz de Queiroz (Piracicaba, SP) da Universidade de São Paulo: mais de 10 anos de observações neste ambiente antrópico, do qual foram extraídos trechos para a introdução desta matéria, revelou que o trabalho reúne levantamentos de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), todos ornitólogos, graduados nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas, sob supervisão dos professores Kátia Maria Paschoaletto Michi de Barros Ferraz e Hilton Tadeu Zarate do Couto, ambos do Departamento de Ciências Florestais (LCF).

Page 9 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »