Page 8 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: G1 Data: 23/11/2014

Caderno/Link: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/11/escola-cria-jardim-para-estimular-os-sentidos-dos-alunos-em-piracicaba.html

Assunto: Escola cria jardim para estimular os sentidos dos alunos em Piracicaba

Escola cria jardim para estimular os sentidos dos alunos em Piracicaba

A escola estadual Professor Elias de Mello Ayres, em Piracicaba (SP), inaugurou neste mês um jardim sensorial. O espaço foi criado para que os alunos explorem os cinco sentidos por meio das plantas, além de promover práticas sustentáveis de uso da água. O projeto é resultado do trabalho colaborativo de professores, alunos dos níveis fundamental e médio, funcionários e de universidades.

A iniciativa compõe o projeto Sala Verde, que tem objetivo de utilizar áreas fora da classe também como locais de aprendizagem por meio da educação ambiental. Além do jardim, a escola conta também com um sistema de captação de água de chuva, de compostagem e de aproveitamento de resíduos orgânicos.

saiba mais

Nova Odessa premia com R$ 1 mil

vencedor de concurso de fotografia

Mostra de Teatro Estudantil reúne 14

grupos com apresentações gratuitas

Surdo e intérprete se casam e lutam

para a inclusão social de deficientes

O aprendizado ultrapassa os conteúdos previstos para as disciplinas relacionadas à educação ambiental. Além das aulas de geografia, ciências, física, artes e química que já trabalharam conteúdos específicos de cada grade curricular, o projeto se mostrou produtivo no tratamento de competências das áreas de humanas também, segundo os responsáveis pela iniciativa.

Alunos e professores participam ativamente deste espaço, que é de todos e vai além dos muros da escola. Em língua portuguesa, por exemplo, produzimos um jornal que nos atualizava sobre o andamento do projeto, desde sua implantação até os resultados já apresentados. Nas aulas de história, a abordagem foi o ciclo do café", lembrou o professor de geografia Fabio Henrique Cogo, um dos idealizadores do espaço.

Inclusão

A professora de ciências Andreza Nascimento Gevartosky, de 52 anos, ressalta que o Sala Verde tem sido importante para interação entre alunos de diferentes séries escolares, além de desenvolver e potencializar as habilidades de cada um. Aqui, temos estudantes do terceiro ano do ensino médio realizando pesquisas científicas em parceria com universidades. Além disso, o espaço propiciou a inclusão de alunos especiais em situações fora da sala de aula, ressaltou.

É o caso de Vitor Dip de Carvalho, de 14 anos, aluno com síndrome de down. A coordenadora do ensino fundamental da escola, Momaiacy Peres, contou que o adolescente apresentou avanços consideráveis em seu desempenho cognitivo e acadêmico desde que começou a participar do projeto. Ele é outro dentro da sala de aula. Vitor está mais concentrado, sua comunicação e habilidades de leitura também melhoraram muito. Ele trabalhou ativamente na construção do espaço, no cultivo das plantas, na organização e decoração", afirmou.

Vitor, que segundo os coordenadores do projeto, não gostava de comer verduras, conhece todos os itens do jardim e tem os seus preferidos. Eu gosto da alface e do orégano. Gosto mais de orégano porque tem cheirinho de pizza", brincou.

Page 8 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »