This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: Agência FAPESP Data: 05/12/2014 Caderno/Link:
http://agencia.fapesp.br/academia_brasileira_de_ciencias_tem_novos_membros/20358/ Assunto: Academia Brasileira de Ciências tem novos membros
Academia Brasileira de Ciências tem novos membros
Agência FAPESP – A Academia Brasileira de Ciências (ABC) anunciou na quarta-feira (03/12) seus novos membros titulares e correspondentes, que tomarão posse em maio de 2015. Dos 24 eleitos em dez grandes áreas, 11 são de universidades e instituições de pesquisa do Estado de São Paulo.
Todos os 11 desenvolvem ou já desenvolveram projetos com apoio da FAPESP. São eles:
Vyacheslav Futorny, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP), será membro titular na área de Ciências Matemáticas. Ele é pesquisador responsável pelo projeto temático “Estruturas algébricas e suas representações”.
Na área de Ciências Físicas, um dos três eleitos é Aldo Felix Craievich. Ele é professor do Instituto de Física da USP é um dos pesquisadores principais do Temático “Cerâmicas mesoporosas e híbridos orgânico-inorgânicos multifuncionais preparados pelo processo sol-gel”, encerrado em outubro de 2013.
Ulf Friedrich Schuchardt, professor titular aposentado do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é um dos novos membros na área de Ciências Químicas.
Em Ciências da Terra, um dos dois novos membros escolhidos foi Martin Tygel, professor titular da Unicamp e um dos pesquisadores principais do Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais (CCES, na sigla em inglês), um dos CEPIDs da FAPESP.
Miguel Trefaut Urbano Rodrigues foi eleito na área de Ciências Biológicas. Ele é professor titular do Instituto de Biociências da USP e pesquisador responsável pelo Temático “Filogeografia comparada, filogenia, modelagem paleoclimática e taxonomia de répteis e anfíbios neotropicais”.
Na área de Ciências Biomédicas, dois dos três eleitos são ligados à USP. José Eduardo Tanus dos Santos é professor titular na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e pesquisador responsável pelo projeto regular apoiado pela FAPESP “Relevância de polimorfismos genéticos da arginase para a disfunção erétil”.
Marcos Lira Brandão é professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, pesquisador principal do Temático “Investigação de circuitos neuronais e marcadores biológicos envolvidos no transtorno obsessivo-compulsivo por meio de paradigmas comportamentais de medo e ansiedade” e pesquisador responsável do Temático “Neurobiologia do estresse: a interface sensório-motora”.
Na área de Ciências da Saúde, os dois novos membros titulares eleitos vêm de universidades paulistas. Iscia Teresinha Lopes Cendesé professora titular da Unicamp, na Faculdade de Ciências Médicas, e pesquisadora principal do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (Brainn), outro CEPID apoiado pela FAPESP.
E Paulo Saldiva é professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP, pesquisador responsável pelo Temático “Uso de modernas técnicas de autópsia na investigação de doenças humanas (MODAU)” e um dos pesquisadores principais do Temático “Narrowing the uncertainties on aerossol and climate changes in São Paulo State: NUANCES-SPS”.
Márcio de Castro Silva Filho é professor titular no Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP e pesquisador responsável pelo Temático “Herbivoria e o transporte intracelular de proteínas”, entre outros. Ele foi um dos dois eleitos para a área de Ciências Agrárias.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »