This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO
Veículo: Planeta Universitário
Data: 28/01/2014
Link: http://linkpublico.comunique-se.com.br/MonitorWeb/20862946/Clipping Assunto: Herbários da USP revelam riqueza da biodiversidade vegetal
Herbários da USP revelam riqueza da biodiversidade vegetal
"As plantas não nascem com um nome", diz Renato de Mello-Silva, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP. "São os especialistas que as nomeiam. As espécies são criadas por nós e elas só passam a existir quando estão em uma coleção", completa. Responsável pela curadoria do Herbário SPF, localizado na Cidade Universitária em São Paulo, Mello-Silva é enfático ao destacar a importância dos herbários tanto para a área da botânica como para a pesquisa dentro da Universidade. Herbários são coleções de plantas secas prensadas das quais são extraídas informações sobre cada uma das espécies conhecidas e sobre novas espécies de plantas. São neles que estudiosos de ecologia, fisiologia, farmacologia, entre diversas outras áreas, adquirem as informações necessárias para compreender a biodiversidade vegetal do mundo. Com três grandes herbários localizados em São Paulo, Piracicaba e Ribeirão Preto, respectivamente, a USP não apenas contribui para a ampliação desse conhecimento como também faz parte de uma rede internacional de trocas de dados científicos sobre uma infinidade de espécies.
Em São Paulo, o acervo do Herbário SPF possui cerca de 210 mil registros, dos quais 23 mil são algas, uma das maiores coleções da América Latina. Constam ainda no acervo cerca de 600 materiais-tipo (espécime ou ilustração utilizada pelo autor de uma espécie em sua descrição), 325 fotografias, 420 materiais em meio líquido, 460 registros em carpoteca (coleção de frutos secos) e cinco mil registros em xiloteca (coleção de madeiras). Curador desde 2009, Mello-Silva é o responsável pelos diversos processos que mantém o órgão funcionando - de listar prioridades como qual coleção será curada, até supervisionar a troca de materiais entre herbários do mundo inteiro.
Toda a literatura sobre plantas começa num herbário", explica Mello-Silva. No local trabalham quatro professores e em torno de 40 alunos. "São 800 famílias botânicas preservadas. Todas catalogadas por um sistema próprio, com um número coletor específico", revela ao descrever como funciona a rotina diária dos pesquisadores e profissionais. "Quando recebidas, as espécies são posicionadas em exsicatas por um funcionário especializado e catalogadas por três outras funcionárias com a ajuda de um escâner especial. As imagens geradas pelo escâner são disponibilizadas para o acesso do público. Devido à sensibilidade da coleção, não é possível que o acervo seja frequentemente visitado e manipulado", reforça ele.
"São ao todo 150 remessas por ano para todos os lugares do mundo", enumera o professor. "Parte das entregas é feita pelos Correios, e parte é coletada pessoalmente pela equipe do IB".
Passado e presente
De acordo com o professor, o Herbário começou com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP na década de 1960 "com uma coleção pequena de 50 mil exsicatas", enumera. Nas duas décadas seguintes ele se manteve sem grandes alterações até que nos anos 1980, com a união com o Herbário de Algas, "a coisa começou a funcionar", declara ele.
Hoje, o Herbário SPF é o sétimo maior herbário do país, com 210 mil exsicatas armazenadas em estantes rolantes climatizadas. "O maior do Brasil é o do Jardim Botânico no Rio de Janeiro. E o segundo maior está em São Paulo, no Instituto de Botânica", pontua o professor.
O espaço do Herbário, ocupado por armários que datam diferentes fases desde sua implementação, recebeu recentemente verba da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão para a instalação de um sistema anti-incêndio. "A coleção sempre cresce. Novos armários foram recebidos recentemente, prevê-se que eles estarão preenchidos nos próximos 20 anos. A partir daí, mais espaço será requisitado", finaliza Mello-Silva.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »