This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Foi da ESALQ que surgiram importantes estudos sobre o desenvolvimento de máquinas agrícolas e o uso de fertilizantes. A instituição difundiu conhecimentos nas áreas de controle biológico, manejo de animais silvestres, agricultura de precisão, biologia celular e molecular. Foi berço da entomologia, nematologia e acarologia brasileiras, bem como da estatística experimental agrícola.
As pesquisas sobre biocombustíveis, entrando para a era da energia renovável, aconteceram antes mesmo do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, lançar o Pólo Nacional de Biocombustíveis na ESALQ, em janeiro de 2004.
A publicação de artigos científicos em duas das mais relevantes revistas especializadas no meio científico, Nature e Science, foram grandes contribuições na área de pesquisa. Na primeira revista, foi publicado o sequenciamento completo do genoma da bactéria Xylella fastidiosa e, na segunda, a descoberta de novas bactérias na Mata Atlântica desconhecidas pela ciência.
Vale ainda ressaltar o importante papel da pesquisa que se aplica ao nosso dia-a-dia, ou seja, a elaboração de indicadores de preços de produtos, insumos e de serviços.
Além disso, para atender à demanda de pequenos agricultores que buscam orientação técnica, em junho de 2005, foi inaugurada a Casa do Produtor Rural. Ainda na Fazenda Areão encontra-se a Incubadora Tecnológica - EsalqTec, que abriga empresas de tecnologias voltadas ao setor agroindustrial num sistema compartilhado de incubação.
A ESALQ vem se fortalecendo a cada dia por meio de cooperação acadêmica existente entre a instituição e universidades estrangeiras. Qualquer aluno de graduação pode cumprir disciplinas no exterior, em instituições de ensino superior conveniadas ou não com a Universidade de São Paulo (USP), desde que a faculdade pretendida aceite estudantes de fora do país.
Importante também destacar o interesse das universidades estrangeiras em estabelecer convênios com a ESALQ. Em maio de 2006 foi instalado um gabinete da Universidade de Wageningen, da Holanda, que opera em nível internacional em todos os continentes. Aqui no Brasil a instituição estabelece um estreitamento com a América Latina para o desenvolvimento de novos programas de pesquisa, principalmente as de combustíveis biológicos.
A exemplo de Wageningen, foi instalado no mês de julho de 2007, a representação da University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), através do College of Agricultural, Consumer and Environmental Sciences. As áreas de cooperação contemplam três linhas de atuação: complexo de soja, bioenergia e educação.
Enfim, para onde quer que nossos olhos se voltem - grãos, raízes, fibras, frutas, legumes, pastagens, florestas, aves, animais e outros, nos vemos diante dos resultados alcançados pela ESALQ, que somando sua luta à dos agricultores brasileiros, vêm construindo um país, hectare por hectare, semente por semente, durante décadas.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »