This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO
Veículo: Jornal Brasil Data: 19/03/2014
Link: http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=127312
Assunto: Projeto da Esalq aproxima estudantes das temáticas energética e ambiental
Projeto da Esalq aproxima estudantes das temáticas energética e ambiental
Despertar nos estudantes do ensino médio o interesse e a compreensão sobre as áreas tecnológicas relacionadas ao setor de biocombustíveis, além de promover a interação entre o conhecimento produzido na Universidade e os conteúdos do Ensino Médio, por meio do eixo transversal bioenergético e ambiental. Este é um dos objetivos do projeto ?Ensino médio, Biocombustíveis e Meio Ambiente?, desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.
A atividade é uma iniciativa realizada pelo Programa Ponte, um grupo de extensão da Esalq e que teve início no segundo semestre de 2013, quando o projeto foi aprovado pela Finep, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). ?O financiamento da Finep contempla bolsas de estudo aos monitores da Esalq, além de cobrir gastos com deslocamento até as escolas, produção de vídeos educativos e elaboração de kits pedagógicos?, conta Mariana Bettinardi, gestora ambiental e uma das coordenadoras do projeto.
Dinâmica
Na primeira etapa, realizada em 2013, participaram das ações cerca de 200 estudantes e professores das escolas E.E. Pedro Morais Cavalcanti e E.E. Prof. Eduir Benedicto Scarpari. ?Foram selecionadas turmas do ensino médio e, na prática, as atividades acontecem em três encontros?, antecipa Mariana. Em um primeiro momento, os esalqueanos inserem conceitos sobre energia e meio ambiente e conteúdo sobre biocombustíveis oriundos do carvão vegetal, etanol, biodiesel e biogás. No segundo encontro, os estudantes têm a oportunidade de ir até uma plantação de cana para conhecer aspectos técnicos de plantio e manejo, além do contexto socioambiental. ?Na sequência, ainda nessa segunda reunião, vamos até um laboratório da Esalq para mostrarmos como funcionam as etapas de processamento do biocombustível de cana-de-açúcar como a fermentação e a destilação?, conta a gestora ambiental. Segundo Mariana, esta etapa desperta grande interesse por parte dos estudantes. ?Apesar de viverem em uma região com base econômica voltada à produção sucroalcooleira, raramente têm a oportunidade de entrar em um laboratório e conhecer a prática dessa atividade que sustenta parte da nossa economia?.
Finalmente, na reunião de encerramento ocorre uma discussão sobre o uso dos biocombustíveis e, dessa forma, estão concluídos outros dois objetivos do projeto, o de relacionar, comparativamente, os combustíveis derivados do petróleo, com os temas abordados, incluindo a inserção econômica e social dessas diferentes áreas tecnológicas na sociedade contemporânea bem como sua integração com outras áreas do conhecimento; além de fomentar junto aos professores atividades de motivação, aprimoramento contínuo e atualização nas áreas de ciências exatas e naturais, visando a criação de competências.
Parcerias e novas escolas
A iniciativa é uma parceria entre USP, Finep, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Diretoria de Ensino de Piracicaba. Na Esalq, a supervisão é do professor Antonio Carlos de Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo (LSO). Na execução, o Programa Ponte conta também com os serviços da Iandé Educação e Sustentabilidade, entidade responsável pelo desenvolvimento de kits pedagógicos e laboratoriais, que serão doados às escolas ao final das atividades; além da Filó Comunicação, que produzirá vídeos didáticos sobre cada um dos biocombustíveis. ?Para a utilização dos kits serão oferecidos cursos de formação aos professores?, lembra Mariana.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »