This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO
Veículo: Jornal de Piracicaba Data: 27/03/2014
Link:http://www.jornaldepiracicaba.com.br/capa/default.asp?p=viewnot&cat=viewnot&idnot =216582
Assunto: Alunos do ensino médio terão aulas práticas na Esalq
Alunos do ensino médio terão aulas práticas na Esalq
O Conselho Gestor do Programa Ponte da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), se reuniu quarta-feira (26/03), na Diretoria de Ensino de Piracicaba, com coordenadores de escolas estaduais da cidade.
O intuito da reunião foi apresentar e incentivar a participação das escolas no Projeto Ensino Médio, Biocombustíveis e Meio Ambiente.
Neste projeto, alunos do ensino médio vão até o campus da universidade, onde realizam aulas práticas e laboratoriais.
O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes do ensino médio o interesse e a compreensão sobre as áreas tecnológicas relacionadas ao setor de biocombustíveis, além de promover a interação entre o conhecimento produzido na universidade e os conteúdos do ensino médio.
Dentro do projeto são oferecidos quatro kits laboratoriais e didáticos (etanol, biogás, biodiesel e carvão vegetal), que deverão ficar em cada uma das escolas para utilização dos professores com outras turmas que não tiveram a oportunidade de participar da iniciativa.
Além disso, o programa possibilita a formação de docentes. De acordo com Luciana Victória, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Ciências da Esalq, são 15 escolas que participam da ação. "Sete já estão participando e agora abrimos vaga para mais oito. Serão quatro escolas agora no segundo semestre de 2014 e mais quatro em 2015", contou.
A iniciativa é uma parceria entre a USP (Universidade de São Paulo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e Diretoria de Ensino de Piracicaba.
O Primeiro Conselho Gestor do projeto apresentou aos coordenadores de escolas estaduais como funciona o projeto, qual a missão e como serão feitas as escolhas das oito novas escolas. "Agora as escolas vão responder um questionário para, posteriormente, serem analisadas e selecionadas", disse a professora e coordenadora do Núcleo Pedagógico de Biologia Marly Marsulo.
"Procuramos uma multiplicação dentro do projeto, mas também atrair, incentivar os alunos do ensino médio às áreas de biologia e ciências, assim como estimular esse alunos a cursarem uma universidade pública", disse Luciana.
A ação integra o Programa Ponte, projeto de extensão universitária da Esalq que realiza, desde 2008, intervenções educacionais no intuito de proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre a universidade e as escolas públicas.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »