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Veículo: Mercado Ético Data: 27/03/2014
Link: http://www.mercadoetico.com.br/arquivo/projeto-aproxima-escolas-de-tematicas-energetica-e-ambiental/
Assunto: Projeto aproxima escolas de temáticas energética e ambiental
Projeto aproxima escolas de temáticas energética e ambiental
Caio Albuquerque, da Esalq
Despertar nos estudantes do ensino médio o interesse e a compreensão sobre as áreas tecnológicas relacionadas ao setor de biocombustíveis, além de promover a interação entre o conhecimento produzido na Universidade e os conteúdos do ensino médio, por meio do eixo transversal bioenergético e ambiental. Este é um dos objetivos do projeto Ensino médio, Biocombustíveis e Meio Ambiente, desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.
A atividade é uma iniciativa realizada pelo Programa Ponte, um grupo de extensão da Esalq e que teve início no segundo semestre de 2013, quando o projeto foi aprovado pela Finep, empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI). "O financiamento da Finep contempla bolsas de estudo aos monitores da Esalq, além de cobrir gastos com deslocamento até as escolas, produção de vídeos educativos e elaboração de kits pedagógicos", conta Mariana Bettinardi, gestora ambiental e uma das coordenadoras do projeto. Dinâmica
Na primeira etapa, realizada em 2013, participaram das ações cerca de 200 estudantes e professores das escolas estaduais Pedro Morais Cavalcanti e Prof. Eduir Benedicto Scarpari. "Foram selecionadas turmas do ensino médio e, na prática, as atividades acontecem em três encontros", antecipa Mariana.
Em um primeiro momento, os esalqueanos inserem conceitos sobre energia e meio ambiente e conteúdo sobre biocombustíveis oriundos do carvão vegetal, etanol, biodiesel e biogás. No segundo encontro, os estudantes têm a oportunidade de ir até uma plantação de cana para conhecer aspectos técnicos de plantio e manejo, além do contexto socioambiental. "Na sequência, ainda nessa segunda reunião, vamos até um laboratório da Esalq para mostrarmos como funcionam as etapas de processamento do biocombustível de cana-de-açúcar como a fermentação e a destilação", conta a gestora ambiental. Segundo Mariana, esta etapa desperta grande interesse por parte dos estudantes. "Apesar de viverem em uma região com base econômica voltada à produção sucroalcooleira, raramente têm a oportunidade de entrar em um laboratório e conhecer a prática dessa atividade que sustenta parte da nossa economia." Finalmente, na reunião de encerramento ocorre uma discussão sobre o uso dos biocombustíveis e, dessa forma, estão concluídos outros dois objetivos do projeto, o de relacionar, comparativamente, os combustíveis derivados do petróleo, com os temas abordados incluindo a inserção econômica e social dessas diferentes áreas tecnológicas na sociedade contemporânea bem como sua integração com outras áreas do conhecimento; além de fomentar junto aos professores atividades de motivação, aprimoramento contínuo e atualização nas áreas de ciências exatas e naturais, visando a criação de competências. Parcerias e novas escolas
A iniciativa é uma parceria entre a USP, a Finep, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e a Diretoria de Ensino de Piracicaba. Na Esalq, a supervisão é do professor Antonio Carlos de Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo (LSO). Na execução, o Programa Ponte conta também com os
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