This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »se a agentes de controle biológico, poucos trabalhos foram realizados em condições de campo”, afirma Coelho.
A pesquisa de Aloisio é uma parceria entre a ESALQ e a Universidade da Califórnia- Riverside, EUA, e propõe determinar a influência da seleção de laboratório sobre o desempenho em campo de diferentes linhagens de T. pretiosum. “Existe uma população natural de Trichogramma no campo, mas insuficiente para atender a demanda agrícola, então temos que adicionar as populações de laboratório e, muitas vezes, como são criadas em hospedeiro alternativo, existe o questionamento sobre o comportamento desse inseto e sua eficiência no campo. Então o Aloiso faz marcações moleculares para depois verificar no campo se aquele inseto que está combatendo as pragas é o mesmo que ele liberou. Estamos certificando que o inseto de laboratório é realmente competitivo em campo”, comenta Parra.
Ainda existem obstáculos, mas o professor do LEA fala com entusiasmo sobre a ampliação do controle biológico nas lavouras brasileiras. “Tem muitos aspectos a serem aperfeiçoados, mas o potencial é enorme. Se bem aplicado, o controle biológico, seja com Trichogramma ou outros vetores, possibilita desempenho equivalente ou superior ao controle químico. Entre outras razões, tem um custo comparável ao químico, além de trazer vantagens ambientais, ecológicas e sociais sem precedentes. As próprias multinacionais enxergam isso, elas estão comprando empresas de controle biológico e entrando no mercado”, finaliza.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »