This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: Portal R7 Data: 16/01/2015
Caderno/Link: http://noticias.r7.com/sao-paulo/em-audiencia-diretor-da-fmusp-nega-que-instituicao-tenha-omitido-casos-de-violencia-sexual-16012015
Assunto: Em audiência, diretor da FMUSP nega que instituição tenha omitido casos de violência sexual
Em audiência, diretor da FMUSP nega que instituição tenha omitido casos de violência sexual
O presidente da CPI dos trotes, deputado Adriano Diogo Divulgação/ Alesp
O diretor da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), José Otavio Costa Auler Junior, negou que a instituição tenha sido omissa nos casos de abuso e violência sexuais denunciados por estudantes no ano passado.
O depoimento foi feito nesta quinta-feira (15), durante audiência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) para apurar casos de violência dentro das universidades paulistas.
Auler Junior não soube precisar, no entanto, quantos casos ocorreram dentro da faculdade nos últimos anos. O diretor disse que enviará à CPI, em breve, na íntegra, todos os processos de apuração existentes. Ele reconheceu que, pelo menos desde 2012, não houve nenhum aluno punido em decorrência das denúncias.
Todos os casos que chegaram a nosso conhecimento oficialmente foram apurados. A faculdade não se omitiu em nenhuma hipótese sobre isso. Muitos dos assuntos chegaram a nosso conhecimento por meio desses depoimentos [da CPI]. Estamos dispostos a promover novas políticas e correções.
O diretor acrescentou ainda que, a partir de fevereiro, entre outras ações, será instituído um núcleo de acolhimento aos alunos, com assistência médica, advogados e psicólogos, em que os estudantes possam relatar seus problemas.
Também será criado um núcleo de ações de direitos humanos e uma ouvidoria na faculdade, de fácil acesso aos estudantes.
Os calouros passarão a ser recebidos de maneira totalmente diferente. Não haverá álcool. E vamos começar a recepção com os pais, explicando para eles toda a situação e mostrando todos os mecanismos que a instituição tem hoje de acesso à denúncia.
Diretor da Faculdade de Medicina da USP confirma estupro de aluna
Estudantes têm que beber xixi e são deixados nus em canavial durante trotes, relata aluna da USP
O presidente da CPI, o deputado Adriano Diogo, questionou a razão de todas as sindicâncias da faculdade, até o momento, não terem sido concluídas, com indicação dos culpados.
Ele disse que não criminalizar a conduta desses estudantes agora poderá gerar médicos como Roger Abdelmassih, condenado por ter abusado sexualmente uma série de mulheres em sua clínica.
A gente achava que essas barbaridades aconteciam nas faculdades dos grotões, onde o MEC [Ministério da Educação] não entrava. Mas não, são nas melhores, nas mais espetaculares, na cara de todo mundo. Nós temos que aproveitar esse momento mágico [da CPI] para estabelecer novas formas de funcionamento.
This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »