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« Previous Page Table of Contents Next Page »USP ESALQ – A SSESSORIA DE C OMUNICAÇÃO Veículo: Esteta Data: 19/01/2015
Caderno/Link: http://www.esteta.com.br/noticia.php?intNotID=37337
Assunto: Trabalho premiado mapeia formação de frete no Brasil: O estudo identificou quais são os principais fatores de formação do preço de frete rodoviário no país
Trabalho premiado mapeia formação de frete no Brasil: O estudo identificou quais são os principais fatores de formação do preço de frete rodoviário no país
Açúcar é o produto de maior precificação; farelo de soja é o menos custoso
Pesquisa do engenheiro agrônomo Thiago Guilherme Péra, coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Logística (Abralog) no último dia 10 de dezembro, em São Paulo. O estudo identificou os principais fatores de formação do preço de frete rodoviário no país, envolvendo aspectos relacionados à legislação (Lei 12.169/12, conhecida como Lei do Motorista), qualidade das rodovias, multimodalidade (ferrovias), concorrência entre produtos agrícolas (açúcar, soja, farelo de soja e milho), por meio do uso da modelagem econométrica.
Sob orientação de José Vicente Caixeta Filho, diretor da ESALQ e professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), a pesquisa foi desenvolvida enquanto Péra cursava a graduação. Nesse sentido, verificou-se que a distância, pedágio e destino portuário impactam positivamente nos preços de fretes, enquanto que a qualidade da via e a existência da alternativa ferroviária causam reduções nos preços de fretes, explica o agrônomo.
De acordo com o autor, os resultados apontam diferenças significativas nos preços de fretes dos produtos avaliados. O açúcar é o de maior precificação, enquanto que farelo de soja é o menos custoso. No que diz respeito aos corredores de originação de carga, o Centro-Sul é o que possui maior impacto positivo no preço do frete, enquanto que o oposto é o Centro-Norte. Referente à legislação, os resultados apontaram um impacto positivo nos preços de frete após a implantação da Lei 12.619. Enfim, o estudo desenvolvido é de alta relevância para o entendimento dos fatores que determinam o preço do frete rodoviário, auxiliando na tomada de decisão em diversos setores da economia, particularmente na busca de uma melhor gestão, revela.
Soluções em logística
Péra mostrou-se surpreso com o prêmio. O reconhecimento do trabalho desenvolvido indica que a Universidade é capaz de trazer diversas soluções para o ambiente da logística agroindustrial. Por outro lado, também é uma forma de incentivo e contribuição para que novos estudos dessa natureza possam ser desenvolvidos e aprimorados, destaca.
O prêmio da Abralog tem como objetivo reconhecer empresas (embarcadores, indústrias, redes de varejo, atacadistas e distribuidores) e estudantes que se destacaram por encontrar soluções em projetos para as cadeias de suprimentos. Péra foi premiado pelo trabalho Avaliação dos determinantes dos preços de fretes rodoviários de commodities agrícolas no Brasil: uma aplicação econométrica, na categoria Estudante de Logística.
A cerimônia de entrega do XII Prêmio Abralog de Logística, que aconteceu dia 10 de dezembro na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo, também concedeu prêmios a demais categorias como Sistemas de movimentação, armazenagem e embalagem; Automação e tecnologia da informação aplicada à logística, Terceirização em logística, Projetos colaborativos, Logística aplicada à sustentabilidade ambiental e Mérito Jornalístico.
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