Page 53 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Atualmente integro a Assessoria Técnica do Gabinete do Secretário do Meio Ambiente e respondo pela Gerência Ambiental do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável, que é executado pelas Secretarias da Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente, com recursos do Banco Mundial.

No Gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), assessoro o secretário do Meio Ambiente em temas relacionados à biodiversidade e florestas, atuando, principalmente na formulação e implantação de políticas públicas e programas de fomento e incentivo, a exemplo do Pagamento por Serviços Ambientais.

No projeto de desenvolvimento rural sustentável coordeno as ações de responsabilidade da SMA, em especial as iniciativas para a identificação e apoio às atividades produtivas sustentáveis desenvolvidas pela agricultura familiar em áreas de interesse ambiental e os projetos de Pagamento por Serviços Ambientais.

Quais os principais desafios desse setor?

O principal desafio da área de meio ambiente é considerar a importância da produção agropecuária e da geração de renda como elemento indispensável para viabilizar a conservação ambiental. Por outro lado, o principal desafio da área de produção agropecuária é inserir a dimensão ambiental em sua agenda visando à melhoria da gestão dos sistemas produtivos e o acesso a mercados mais exigentes. Em outras palavras, é preciso compatibilizar a produção e a conservação e recuperação ambiental para manter ou ampliar a oferta de serviços ecossistêmicos necessários para a sociedade e para a própria sustentabilidade da produção. Por muito tempo as áreas de meio ambiente e de produção agropecuária foram vistas como antagônicas, o que cada vez mais se mostra superado.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

O engenheiro agrônomo tem uma formação acadêmica muito ampla, o que facilita a interação com outros profissionais e uma abordagem mais integrada das questões ambientais. Além disto, a nossa formação, voltada também à produção, é um diferencial que ajuda muito na junção das agendas de produção e conservação. Para atuar neste contexto, os profissionais precisam estar despojados de preconceitos e devem aprender a ouvir o outro lado. Os engenheiros agrônomos têm um importante papel a desempenhar.

Alessandra Postali

Estagiária de Jornalismo

imprensa.ESALQ@usp.br

Page 53 - MODELO

This is a SEO version of MODELO. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »