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Ano XI Número 37 setembro/2014 6

14 mil formados

Ensino

Crea

Ensino médio e biocombustíveis

C

Em 8/8 ocorreu a Sessão Simples de Colação de Grau dos Engenheirandos Agrô-nomos e Florestais, Bacharelandos em Ciên-cias Econômicas, Ciências dosAlimentos, Ci-ências Biológicas e Gestão Ambiental e Licenciandos emCiênciasAgrárias e Biológi-cas. Ao todo, 43 alunos receberam seus certi-ficados em cerimônia que aconteceu no Salão Nobre do Edifício Central da Escola.A soleni-dade, que teve o professor Claudio Maluf Haddad comomestre de cerimônia, contou com mesa composta pelos professores JoséVicente

Caixeta Filho e Marisa Aparecida Bismara Regitano d´Arce, diretor e vice-diretora da Es-cola, dirigentes da Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e do Centro de EnergiaNuclear naAgricultura (Cena), além do presidente da Comissão de Graduação,An-tonioAugusto Domingos Coelho, e dos coor-denadores de cursos. Um mês após a soleni-dade, o Serviço de Graduação (SVG) da ESALQ registrou que Laura Almeida Penalva, do curso de Ciências Biológicas, foi a 14.000 ª diplomada pela instituição.

Cerca de 60 professores, de 15 escolas estaduais de Piracicaba participaram, na se-mana de 11 a 15/8, na ESALQ, de mais uma etapa do projeto “Ensino médio, biocom-bustíveis e meio ambiente”.A atividade é uma iniciativa realizada pelo Programa Ponte (gru-po de extensão) que teve início no segundo semestre de 2013. Os docentes participaram de um curso de capacitação para utilização de kits didáticos e laboratoriais que serão repas-sados às escolas com intenção de incrementar o estudo sobre a produção do etanol, do biodiesel, do biogás e do carvão vegetal. O

projeto é uma parceria entre ESALQ, Finep, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Diretoria de Ensino de Piracicaba. Na ESALQ, a supervisão é do professor Antonio Carlos de Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo (LSO). Na execução, o Programa Ponte conta também com os serviços da Iandé Educação e Sustentabilidade, entidade responsável pelo desenvolvimento de kits que, após o curso, foram entregues às escolas. Nos meses de setembro, outubro e novembro, ocorrerá a implementação dos kits nas escolas.

XI SIGA

Corecon

Em 26/06, ocorreu no auditório do Crea-SP, em São Paulo (SP), a ceri-mônia de entrega do Prêmio Crea-SP de Formação Profissional. A iniciati-va homenageia e reconhece os estu-dantes de cursos da área tecnológica que se destacaram em sua formação acadêmica. Este ano, 258 graduandos foram destacados, entre eles três egressos da ESALQ: Carolina de Cássia Pani Medeiros e Ruan Pinto Neto, ambos da Engenharia Agronô-mica e Renata Siqueira Melo, forma-da em Engenharia Florestal. Também houve Homenagem aos Profissionais da Engenharia mais idosos em ativi-dade. Dois egressos da ESALQ fo-ram lembrados: Fernando Penteado Cardoso, formado em 1936, e Carlos Alves de Seixas, da turma de 1937.

Com o tema “Bioconstruções e gran-des empreendimentos: custo ou benefí-cio?”, aconteceu nos dias 16 e 17/8, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, o XI Seminário para Interação em Gestão Ambiental (SIGA). O evento contou com palestras e espaços para reflexão com ob-jetivo de colaborar na sensibilização da sociedade para uma visão holística do am-biente e da GestãoAmbiental.

Em11/8, emSão Paulo (SP), William Eduardo Bendinelli, egresso do curso de Ciências Econômicas, recebeu 2 ª Menção Honrosa durante a solenidade do 36 º Prê-mio Economista do Ano e 19 º Prêmio Corecon-SPemExcelênciaemMonografia. Bendinelli é autor damonografia: “Efeitos da entrada de uma empresa aérea de baixo custo na internalização das externalidades do congestionamento”, que teve orientação deMárciaAzanha Ferraz Dias deMoraes, do Departamento de Economia, Adminis-tração e Sociologia (LES).

P

Estrelas

O Guia do Estudante (GE) da Edito-ra Abril confere selos de qualidade aos cursos de graduação. Em 2014, na pu-blicação que chega às bancas em outu-bro, os cursos da ESALQ de Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental estão referenciados com 5 estrelas (excelen-te), enquanto que Ciências Biológicas ob-teve 4 estrelas (muito bom).

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