Adealq promove pré-lançamento de livro em comemoração aos 60 anos da Casa do Estudante Universitário

Crédito: Gerhard Waller
Editoria:

A Casa do Estudante Universitário (CEU), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), completará no próximo mês de setembro, seus 60 anos de existência. Para exaltar data simbólica, uma extensa programação foi definida pela comissão de aniversário da CEU, entre elas, o lançamento de um livro de autoria de ex-morador daquela casa.

Contos, Recontos e Vivências é o nome da obra que foi pré-lançada na Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) no último dia 19 de agosto. O autor, Ivan Chaves de Sousa, elaborou entrevistas realizadas com mais de 150 ex-moradores e agora demonstra, numa linguagem fluente e agradável, casos e acontecimentos para relatar a história desses 60 anos. A edição tornou-se possível diante do patrocínio de empresas de também ex-residentes da Casa.

Mas, o mais importante dessa iniciativa reside no fato de que os livros vendidos terão a verba destinada a um programa de bolsas de manutenção a alunos mais carentes e que têm a CEU como possibilidade de moradia para efetivar seus estudos. Na verdade, desde o princípio, o autor da obra deixou claro que abriria mão dos Direitos Autorais e que os cederia para uso da Casa.

Já o programa de acolhimento foi idealizado, há tempos atrás, por um outro ex-morador junto a Associação de Ex-alunos da Esalq (Adealq), atualmente presidida pela engenheira florestal, Helena Liva Ribeiro Braga. O programa criado é denominado Bolsa de Permanência Universitária Valdomiro Shigueru Miyada, que leva nome de seu idealizador.

Durante o lançamento Sousa, Miyada e Braga, se pronunciaram quanto a importância de entregar essa obra e o valor inestimável que terá diante de estudantes que necessitam de tal apoio para permanecerem na faculdade.

O autor do livro, tendo trabalhado mais de 50 anos como engenheiro agrônomo, ressaltou que não poderia parar de produzir e assim surgiu a idéia de escrever a história da Casa do Estudante Universitário. “Consegui abranger depoimentos de 155 colegas, desde aqueles que inauguraram a Casa passando por várias épocas, e mais 34 atuais moradores. Com a narrativa desses colegas, consegui contar, de uma maneira informal, a história da CEU, baseada em fatos, vivências e até em lendas sobre as seis décadas de sua existência”.

Sousa confessou, ainda, sua satisfação pela concretização da obra, devido ao fato de ter usufruído do acolhimento da Casa. “Vim de uma família sem posses e graças ao fato de ter conseguido residir na CEU, pude realizar meu curso de graduação. Após esses anos todos de trabalho, essa foi uma experiência fenomenal e fiquei muito feliz pela concretização da obra”, finalizou.

A Adealq assumiu a venda dos livros e a presidente da associação destacou os pontos importantes da iniciativa. “Considero a publicação dessa obra muito importante para a comemoração dos 60 anos da Casa do Estudante, que é um marco significativo para Esalq e para a USP. Pela feliz coincidência, ao completar 60 anos, a Adealq está doando para a Casa do Estudante 60 Bolsas de Permanência Universitária. Estamos felizes por apoiarmos essa obra e desejamos que esse pré-lançamento seja um sucesso”, declarou Braga.

Miyada, docente aposentado do Departamento de Zootecnia da Esalq e que empresta seu nome ao Programa de Bolsa de Permanência Universitária ‘Valdomiro Shigueru Miyada’, afirmou que 60 anos da CEU é algo muito grandioso. “Comemorar essa data pra mim é um motivo de muita gratidão e o melhor ainda é pensar que na realidade tudo vai ser revertido numa bolsa que recebeu meu nome. Eu fui um dos moradores da Casa e também devo a ela a minha formação”.

Para a edição do livro, o autor contou com a colaboração de mais um ex-morador da Casa. Em 2019, Newman Ribeiro Simões, foi um daqueles ex-alunos da Esalq que recebeu e-mail do autor para responder um questionário sobre a Casa do Estudante e logo após veio o convite para ajudá-lo na edição do livro. “Conseguimos patrocínio e por meio da Adealq iremos ampliar a oferta de bolsas para o referido Programa, fazendo disto um canal para distribuição do livro. O evento não é apenas histórico, não é só um registro de memória, mas uma atividade que pode ser considerada um voluntariado para atender pessoas que irão correr esse mundo ajudando na construção de um futuro melhor para o País e para a humanidade”, finalizou.

O lançamento oficial do “Contos, Recontos e Vivências”, editado pela Editora Pecege, ocorrerá no dia 17 de setembro, quando da celebração dos 60 anos da Casa do Estudante Universitário.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 23.08.2022