Alimentos fora da caixa

Editoria:

Entre as ações contempladas no fazer científico, a etapa da divulgação possibilita a disseminação do conhecimento à esfera pública. Produzir ciência, sem compartilhá-la com a sociedade, pode descaracterizar a essência dessa arte que envolve pesquisadores nas mais diversas instâncias, da pré-iniciação científica, ao pós-doutoramento.

Seguindo tendências da comunicação atual, cada vez mais pesquisadores tem apostado nas mídias digitais como canal de diálogo com o público, seja dialogando entre pares ou com a população em geral.

Esse é o caso da egressa do curso de Ciências dos Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Anna Flavia de Souza Silva. Formada em 2014, Anna hoje faz doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), uma das unidades da USP em Piracicaba. Desde outubro de 2018, a cientista dos alimentos apostou no Instagram como meio para divulgar um projeto pessoal: o #foodoutsidethebox.

Anna Flavia de Souza Silva (crédito: Gerhard Waller)

“O objetivo é criar um espaço de interação, diálogo e, principalmente, divulgação de informações relativas ao conhecimento científico nas diversas áreas que compõem as Ciências dos Alimentos. O projeto chama-se #foodoutsidethebox justamente para tentar tirar os alimentos da caixa, ou seja, “desvendar” as dúvidas e questionamentos que a população apresenta”, explica.

As postagens são escritas, geralmente, em português e em inglês. “Observei que tenho um público de cerca de 25% de seguidores que são contas estrangeiras (esse percentual vem ampliando). A partir da escolha de uma foto (que eu geral eu mesma adquiro), produzo um texto com informação científica”, conta a cientista de alimentos.

Para Anna Flavia, essa atividade possibilita contribuir com a sociedade ao oferecer informação de qualidade sobre a área dos alimentos. “Ali posso mostrar um pouco da rotina da pesquisa científica na área de alimentos e a necessidade de executá-la, além de poder interagir e agradecer a população de uma maneira bem prática, pois ela vem custeando meus estudos desde a minha graduação”.

Clique e interaja com o #foodoutsidethebox

Texto: Caio Albuquerque