Câmara de Vereadores de Piracicaba entregou Moção de Aplausos a ESALQ e Fundação Agrisus

Pedro Kawai ao lado do diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio (Crédito: Gerhard Waller)

A Câmara de Vereadores de Piracicaba entregou nesta quinta-feira, 19 de maio, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Moção de Aplausos ao diretor da instituição, Luiz Gustavo Nussio, e ao docente do Departamento Ciência do Solo e presidente da Fundação Agrisus, Antonio Roque Dechen. As duas moções são de autoria do vereador Pedro Kawai. “Tanto a ESALQ quanto a Fundação Agrisus merecem destaque especial pelas contribuições realizadas na cidade de Piracicaba e que se estendem para toda a sociedade. Essas homenagens ressaltam a importância das ações e pesquisas desenvolvidas dentro da universidade, além do esforço e desempenho dentro da fundação para que a agricultura sustentável se tornasse cada vez mais promissora”, ressaltou Kawai.

A primeira moção, de nº 96/2016, foi destinada ao fato de que a Universidade de São Paulo (USP) recebeu significativa classificação em ranking internacional divulgado no mês de março. No dia 21 daquele mês, o QS World University Ranking by Subject apontou a USP entre as duzentas melhores universidades do mundo em 38 das 42 áreas de concentração avaliadas. A Universidade também ficou entre as 50 melhores do mundo nas áreas de Agricultura e Silvicultura (26º lugar), onde destaca-se a ESALQ; Antropologia (34ª colocação); Engenharia de Minérios e Minas (36ª posição); e Ciência Veterinária (38º classificação). “É uma honra receber essa moção. Isso nos motiva a seguir em frente e transmitir para a sociedade todos os benefícios das ideias e temas tratados dentro da universidade. Nosso objetivo é atender cada vez mais as demandas do munício e região com as nossas pesquisas e conhecimentos”, disse Luiz Gustavo Nussio, diretor da ESALQ.

A segunda Moção, de nº 102/2016, foi entregue em homenagem aos 15 anos da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável. A Fundação, criada em 2001, é uma iniciativa da família de Fernando Penteado Cardoso, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ em 1936. É uma entidade privada e sem fins lucrativos, única no Brasil a trabalhar exclusivamente com recursos próprios cumprindo sua missão de estimular a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, bem como incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade dos solos de forma sustentável e favorável ao ambiente. “A fundação tem um aporte de recursos considerável e atendimento nacional para todas as instituições de ensino e pesquisas do Brasil, no sentido de apoiar todo tipo de projeto que envolva conservação do solo, manejo do solo, plantio direto, e sustentabilidade”, comentou Roque.

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Caio Albuquerque (19/05/2016)

Vereador de Piracicaba o lado do Presidente da Fundação Agrisus, Antonio Roque Dechen (Crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
Moção de Aplausos Pedro Kawai ESALQ Fundação Agrisus