Campus Luiz de Queiroz comemora 30 anos do Serviço de Fisioterapia

Campus Luiz de Queiroz é o único da USP a possuir o Serviço de Fisioterapia (Crédito: Gerhard Waller)

A comunidade do Campus USP Luiz de Queiroz irá comemorar os 30 anos do Serviço de Fisioterapia (SERVFISIO), neste final de junho. Fatos significativos serão ressaltados durante essa passagem como, por exemplo, o caso da Unidade USP Piracicaba ser o único Campus a possuir o serviço para atendimento da comunidade e de seus dependentes diretos.

Além da exclusividade, outros aspectos se referem ao tratamento personalizado e orientações específicas abordando a saúde no trabalho e nas atividades de vida diária, permitindo condição de vida com qualidade, tanto no trabalho quanto na sociedade.

Criado em 1992, o serviço contava com o trabalho de estagiários do último ano do curso de Fisioterapia da Unimep, via convênio existente entre Esalq/USP e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), junto a fisioterapeuta encarregada do setor. Esse impulso ampliou e incrementou a reabilitação e a realização de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde.

Com o convênio extinto, uma nova fase agregou aos atendimentos conhecimentos atualizados em métodos e técnicas devido a chegada de alunos de pós-graduação em Fisioterapia. Desta feita, esses pós-graduandos possuíam bolsas de estudos oferecidas pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

Entre 2011 e 2012, estudos realizados no SERVFISIO, mostraram a necessidade da criação de um projeto que abrangesse as questões da reabilitação no âmbito da saúde do trabalhador. Dessa forma, em 2013, foi criado o Projeto de Reabilitação Profissional que promoveu a reabilitação e readaptação dos funcionários do campus com restrições para suas atividades laborais.

Em 2016, após a construção do prédio do SERVFISIO, foi possível ampliar a atuação da Fisioterapia, tanto nos programas de reabilitação como na esfera da prevenção de doenças e promoção da saúde.

Hoje, os projetos “Reabilitação Profissional” e o recém-criado “Vida Saudável pós Covid-19” estão inseridos no Programa “Ações em Saúde”, coordenado pelo Serviço de Fisioterapia com apoio do Centro de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e representatividade das unidades e departamentos.

Atendimentos no SERVFISIO

Atualmente, os atendimentos seguem o protocolo de assistência individual que consta de:

Avaliação - entrevista, exame físico, orientações, estabelecer o diagnóstico da incapacidade e o programa de tratamento. Orientações de comportamento postural nas atividades de vida diária e ocupacional. Destaque na anamnese atual do paciente, história e as queixas sobre pós Covid.

Sessões - individuais respeitando a privacidade do paciente e dispensando o tempo necessário para realização dos procedimentos.

Sessões em grupo – participação de servidores para incentivo e orientação de atividade física e de cuidados com a saúde.

Tratamento – utilização de recursos de eletroterapia, hidroterapia, cinesioterapia e terapia manual com diversos métodos e técnicas e recursos naturais por meio de pomadas e óleos essências.

Áreas de atendimento – patologias musculesqueléticas (ortopedia e traumatologia), sequelas neurológias com ênfase na orientação para família, acometimentos de origem ocupacionais, patologias reumáticas advindas dos processos degenerativos no envelhecimento, orientação e encaminhamentos para outras especialidades na área da saúde.

Participação do Programa “Ações em Saúde” - reabilitação assistida e readaptação funcional, prevenção de doenças e promoção de saúde.

Projeto “Vida Saudável pós COVID 19” - Procedimentos no alívio da dor,  recomendações e orientações para atividade de vida diária e nas atividades profissionais, comportamento postural no posto de trabalho.

Demanda no SERVFISIO

Considerando anos anteriores, a demanda de servidores que procuram o serviço apresenta reincidência de 19% a 20%. A reincidência, por perpetuação das queixas, origina-se de pacientes com sintomas crônicos relacionados principalmente ao processo do envelhecimento apresentados por pacientes acima de 60 anos, diminuição do potencial laboral devido a perda da capacidade física exigida na execução da atividade profissional, surgimento de patologias ligadas ao processo do envelhecimento, sequelas e queixas devido a COVID-19.

Moção de aplausos

Para registrar a data emblemática, durante a cerimônia em comemoração aos 30 anos do SERVFISIO, a Câmara de Vereadores de Piracicaba entregará a Moção de Aplauso n.º 75/22 ao serviço. A homenagem é de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).

Serviço

Dia: 29.06.2022 | Horário: 09h30 | Local: Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 27.06.2022