Casa do Produtor Rural será homenageada no Dia do Agricultor

Para realçar a importância do trabalho no campo para o desenvolvimento do País e reverenciar aqueles que se dedicam ao cultivo da terra, a partir de 28 de julho de 1960, data do centenário da criação do Ministério da Agricultura, comemora-se nacionalmente o Dia do Agricultor. Proposta pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), por força do decreto legislativo nº 25 de 1999, a data foi inserida no calendário oficial do município de Piracicaba para homenagear produtores, profissionais e instituições que se destacam no setor agrícola.

Em Piracicaba, o evento é realizado anualmente pelo COMDER e pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, com objetivo de valorizar e incentivar as atividades rurais do município, os produtores de pequeno, médio e grande porte, além de instituições focadas no setor rural. Entre os homenageados deste ano, encontra-se a Casa do Produtor Rural (CPRural), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), inserida em uma das cinco categorias da premiação.

A reunião solene ocorrerá no dia 28 de julho de 2015, às 19h30, no Centro Canagro “José Coral”. Além da Casa do Produtor Rural da ESALQ, inserida na categoria Instituição – Apoio à Agricultura, serão homenageados Luiz Milner, na categoria Agricultor Familiar; Marina Sandin, categoria Agricultor Pequeno Porte; José Nivaldo Alécio, categoria Agricultor de Grande Porte; e Mec Máquinas Agrícolas, categoria Empresa Destaque na Agricultura.

Casa do Produtor Rural

Criada em 05 de junho de 2005, a CPRural é um projeto de extensão rural da ESALQ que atua na interface entre a Universidade e a comunidade rural, por meio da disseminação de projetos, pesquisas e novas práticas agropecuárias desenvolvidas no Campus “Luiz de Queiroz”. Uma de suas principais atuações é a transferência do conhecimento gerado na Universidade em linguagem apropriada, decodificada e compatível com o meio rural. Esse formato trouxe muitas contribuições para o setor agrícola como a participação do produtor no seu próprio desenvolvimento, aprendendo a identificar seus problemas e a debatê-los com a Universidade, trocando experiências para alcançar soluções no empreendimento agrícola.

Desde sua fundação, atende produtores rurais do Brasil e do exterior por meio da elaboração gratuita de respostas técnicas, palestras, práticas, publicações, visitas técnicas em propriedades rurais no município, vídeos técnicos e outros. Atua de forma integrada com docentes da ESALQ, prestando orientação técnica a todas as demandas encaminhadas pelos produtores relacionadas à cadeia de agronegócio brasileiro.

A CPRural faz parte da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ.

Alicia Nascimento Aguiar / MTb 32531 / 23.07.2015

Palavra chave:
casa do produtor rural homenagem dia do agricultor