Congresso Brasileiro de Turismo Rural

Editoria:

O turismo, atrelado ao meio rural, tem se transformado em uma importante atividade econômica e cultural. Na esteira dessa união, surgem diversas ações e demandas atreladas às políticas públicas, à sustentabilidade, à preservação do patrimônio, à educação ambiental, à gastronomia, às novas tecnologias etc.

Essas e outras instâncias serão abordadas, 25 a 27 de setembro, durante o XI Congresso Brasileiro de Turismo Rural. O evento é bianual e este ano será realizado em Piracicaba, na Escola Superior de Agricultura de Luiz de Queiroz (Esalq/USP). As atividades ocorrerão das 8h às 19h, no Anfiteatro do Pavilhão Engenharia

O CBTR é dirigido a estudantes de Turismo, Geografia, Sociologia, Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Empreendedores rurais e também a profissionais e pessoas interessadas no assunto. A programação contemplará um conjunto de atividades, entre palestras, mesas, relatos de experiências, apresentações artísticas, mostra de produtos e serviços de turismo rural e lançamento de livros.

O tema desse ano é Turismo Rural e Territórios Criativos e os debates ocorrem inseridos nos seguintes Grupos de Trabalho:

GT1: Indicação Geográfica, Denominação de Origem (selos de qualidade) e Turismo Rural

GT2: Políticas Públicas, Legislação no campo e redes no Turismo Rural

GT3: Comunicação, novas tecnologias e Temas Emergentes no Turismo Rural

GT4: Inovações agroalimentares e turismo rural

GT5: Turismo Equestre, iniciativas inovadoras do setor em espaço rural

GT6: Cultura, Patrimônio e Gastronomia no Espaço Rural

GT7: Turismo Pedagógico e Educação Ambiental no Campo

GT8: TR e Ambiente

O evento é uma realização da Esalq, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Instituto Brasil Rural, com apoio do Cepea, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Pecege.

Mais informações https://bit.ly/2RU4wAT .