Curso abordou divulgação científica

Participantes realizam edição de vídeo em smartphone (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Divulgar aos pares e à sociedade faz parte da atividade científica, pois qualquer tipo de veiculação aumenta o potencial de impacto de estudos e pesquisas realizadas dentro de um ambiente acadêmico. Instituições de ensino e pesquisa, como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), possuem a responsabilidade social não apenas de prestar contas do uso dos recursos públicos, mas de contribuir com a evolução da sociedade.

Dessa forma, para capacitar alunos de pós-graduação na produção de material de divulgação acadêmica e científica, foi realizado na Esalq, entre 4 e 8 de novembro de 2019, o curso “Produção de Conteúdo para Divulgação Acadêmica e Científica: Texto, Imagem e Som”. Servidores da Divisão de Comunicação (DvComun), órgão oficial de comunicação da Escola, se encarregaram de orientar o grupo interessado em conhecer as várias ferramentas de comunicação que podem ser aplicadas para dar visibilidade às suas pesquisas.

Basicamente, o conteúdo oferecido abrangeu elaboração de textos, registros fotográficos e produção de vídeos com smartphone. A aplicação de teoria e prática aos participantes foi realizada pelos profissionais de comunicação da instituição Alicia Nascimento Aguiar, analista de comunicação e responsável pela DvComun; Caio Albuquerque, jornalista; Fabiano Pereira, analista de comunicação e produtor da TV USP; e Gerhard Waller, fotógrafo.

O curso, cadastrado no Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), teve como responsável a professora Carla Maris Machado Bittar, do Departamento de Zootecnia.

A próxima edição do curso será realizada para o primeiro semestre de 2020.

Avaliação dos participantes

Para os participantes, a iniciativa foi válida, pois a excelente didática dos palestrantes, aliada a prática realizada, tornou o curso extremamente proveitoso e útil. Eles deixaram considerações sobre a forma de conteúdo da atividade e sugestões para melhorar a apresentação em edições futuras.

Caio Cesar Faedo de Almeida, doutorando do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Recursos Florestais, achou as aulas interessantes porque “proporcionam certa noção sobre os detalhes que possibilitam uma divulgação eficiente para os mais variados públicos com um mínimo de profissionalismo”.

A recomendação de João Vitor Taldini Marilhano Fábri, também do PPG em Recursos Florestais, foi de fazer uma convocação mais expressiva nas próximas edições, pois “cientistas jovens possuem o interesse de divulgar suas pesquisas na mídia, porém não possuem o conhecimento apresentado no curso”.

Já para Amanda Carlos Túler, do PPG em Entomologia,o melhor foi o contato com os profissionais que nos permitiu conhecer os serviços prestados pela Universidade”.

A programação foi aplicada em quatro módulos:

Módulo Setor de Comunicação

Histórico da criação do setor, destacando a chegada de um profissional para divulgar o Centenário da Esalq e para iniciar serviços de assessoria de imprensa, a partir de abril de 2001. Há muitos anos, a instituição não contava com uma assessoria para divulgar suas ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. As informações chegavam até as mídias sem o formato jornalístico necessário para dar visibilidade a uma Escola com tamanha referência como é a Esalq. Desde então, a Assessoria de Comunicação (ACOM), hoje Divisão de Comunicação (DvComun), tem demonstrado o quanto é importante contar com um serviço especializado.

Módulo Texto

Neste módulo foram trabalhados caminhos e segredos da produção textual científica, afim de aproximar temas referentes à esfera científica da sociedade. Diante da premissa que o texto é uma das ferramentas mais baratas e imediatas de expressão, o conteúdo buscou estimular estudantes de pós-graduação a assumirem o protagonismo na divulgação de suas pesquisas afim de dialogar não somente entre pares, mas alcançar públicos ainda relativamente distantes do universo acadêmico, mas igualmente inserido no âmbito das mídias digitais.

Módulo Fotografia

Abordagem sobre noções básicas de fotografia, incluindo conceito, equipamentos, exposição, balanço de branco, composição, planos e enquadramento de foto e vídeo, tipos de arquivos e resolução na fotografia digital. Também foi feita a análise de fotos em diferentes situações e temas.

Módulo Produção Audiovisual

Foram apresentadas as etapas que fazem parte de um projeto dessa natureza, da ideia até a entrega do produto final, passando por áreas como pré-produção, roteiro, captação de som e imagem e edição. A oficina previu atividades práticas, como escrita do roteiro, captação de som e imagem e até mesmo a edição, tudo com o uso de smartphones e aplicativos apropriados para tal. No final, foram exibidos os microdocumentários produzidos pelos participantes durante a realização da oficina.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 12.11.2019

Palavra chave:
divulgação científica pós-graduandos divisão de comunicação