Cursos da ESALQ aderem ao ENEM

Serão disponibilizadas 56 vagas da ESALQ (crédito: Gerhard Waller)

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo aprovou, em sessão realizada no dia 23 de junho, a adesão da USP ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como nova forma de ingresso aos seus cursos de graduação. Do total de 11.057 vagas oferecidas no próximo concurso Vestibular, neste ano, 1.489 serão destinadas ao Sisu e 9.568 vagas continuarão a ser selecionadas pela Fuvest. O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre as modalidades de vagas adotadas pelo Sisu, as Unidades da USP poderiam optar por três: ampla concorrência; vagas disponibilizadas para candidatos que, independentemente de renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; e vagas disponibilizadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Destaca-se que a participação da USP no Sisu terá caráter experimental.

Entre as 1.489 vagas indicadas para o Sisu encontram-se 56 vagas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) com a destinação de 20% de vagas, distribuídas entre os cursos de graduação em Engenharia Agronômica (40 vagas de um universo de 200), Engenharia Florestal (oito vagas de um universo de 40) e Gestão Ambiental (oito vagas de um universo de 40), todas em ampla concorrência.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da USP a proposta representa o resultado das discussões conduzidas nos últimos meses, e visa a fortalecer as ações de inclusão social na USP esperadas pela sociedade. À USP, permitirá ainda, oferecer oportunidade de ingresso a jovens de talento de todo país, facilitando seu acesso à USP que não realiza exames fora do Estado de São Paulo.

Para o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, a USP dá um grande passo em sua primeira participação no ENEM.  “A adesão ao ENEM permite utilizar de critérios para a captação de alunos de melhor desempenho acadêmico e de um universo mais ampliado incluindo todos os estados da Federação”, afirmou o professor.

Clique nos links a seguir para acessar:

Tabela das vagas disponibilizadas para o Sisu

Tabela das vagas Fuvest

Texto: Alicia Nascimento Aguiar / MTb 32531 (26/06/2015)