Dia de atividades socioambientais

Calouros e veteranos em atividade coordenada pelo Grupo de Adequação Ambiental (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Um dia de atividades práticas e contato com as temáticas socioambientais. Com essa proposta, os ingressantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelos grupos de extensão em atividades que integraram a Semana de Recepção da Escola.

Regis Vieira se inscreveu na atividade do Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – Cepara, que trabalhou com atividades em agroecologia e oficina de compostagem. “Sempre tive interesse na produção de adubo e fiquei animado de, logo na primeira semana, ter essa oportunidade”.

O integrantes do Cepara fizeram uma apresentação dos projetos desenvolvidos e trabalharam com os ingressantes conceitos de agricultura familiar, permacultura, sistema agroflorestal (SAF) e compostagem. “Aqui no campus fazemos compostagem com os resíduos do restaurante universitário, Casa do Estudante e usamos ainda as folhas recolhidas pelo pessoal da manutenção do parque e o esterco produzido na área experimental do departamento de Zootecnia”, conta Stefano Rota, estudante de Gestão Ambiental que auxiliou os calouros na atividade de compostagem.

Adequação ambiental – O Grupo de Adequação Ambiental também coordenou, no período da tarde, uma ação com ingressantes de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. “Trabalhamos conceitos de restauração ambiental e dialogamos com os novos alunos sobre legislação e técnicas em áreas de reflorestamento”, contou Gabriela Rosalin, estudante de Engenharia Agronômica.

Alexandre Lopes é calouro de agronomia e participou da atividade coordenada pelo Gade, que envolveu visita em APP (Área de Proteção Permanente) e plantio de mudas. “Me interessei pelo tema do reflorestamento e achei interessante poder participar do grupo”.

Além dessas atividades, os novos esalqueanos puderam participar de ações de produção e consumo responsável, confecção de objetos com resíduos de arborização, técnicas de monitoramento de animais silvestres, coleta seletiva, usos e benefícios sociais, ambientais e econômicos de plantas aquáticas etc.

Para essa quarta-feira, estão programadas, para a manhã,  ações sobre “Extensão universitária e formação profissional”, “Iniciação Científica e formação profissional”, Feira de grupos de extensão, Visita guiada à Biblioteca. Na parte da tarde, acontece vivência Coral na Esalq, apresentação dos Símbolos e Modalidades Esportivas, clínicas de esportes e, à noite, acontecerão oficinas socioambientais para os cursos noturnos.

Texto: Caio Albuquerque (27/02/2018)