Diretoria homenageia Francisco Antonio Monteiro

Francisco Antonio Monteiro e Durval Dourado Neto (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Graduado em 1972 na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Francisco Antonio Monteiro se aposenta depois de traçar uma longa trajetória entre mestrado, doutorado e docência na instituição. O professor concluiu seu mestrado em Solos e Nutrição de Plantas na Esalq em 1980 e seu doutorado em Ciências do Solo na Universidade da Flórida em 1986.

Ingressou na Esalq em 1990 e, durante 29 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão, formou profissionais na área de nutrição mineral de plantas forrageiras. Contribuiu como presidente da comissão de docentes para a criação de uma residência em Engenharia Agronômica de 1993 a 1995. Foi coordenador do programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas de 1998 a 2001. “Conseguimos dar uma nova feição, estrutura para o programa que hoje é nota máxima há quase uma década na avaliação da Capes”, disse.

O docente tem mais de 50 trabalhos entre dissertações e teses orientadas no programa de Solos e Nutrição de Plantas. Recentemente, está trabalhando com estresse de plantas, problemas ambientais, particularmente em áreas contaminadas, focando em como a nutrição de plantas pode ajudar a planta forrageira a tolerar contaminação ambiental.

Monteiro continuará na instituição como professor sênior lecionando e orientando alunos da graduação e pós-graduação. “Em termos pessoais, tenho pensado bastante em estar mais com meus filhos, viajar mais com eles. Também quero acompanhar mais esportes, mais jogos, porque os horários vão estar mais flexíveis”.

Em 27 de fevereiro, o docente recebeu das mãos do diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, um Termo de Reconhecimento pelas contribuições à Universidade.

Texto: Letícia Santin | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque