Docentes da ESALQ receberam prêmio em Cuba

Três pesquisadores foram premiados por estudo sobre avanços para a tecnologia de sementes (Crédito: Divulgação)
Avaliar a eficiência da utilização de técnicas de análise de imagens (raios X e análise computadorizada de plântulas) para avaliação da morfologia interna e do potencial fisiológico de sementes de espécies de grande importância em Cuba, foi o que originou a pesquisa intitulada “Utilización del análisis de imágenes em la evaluación de la morfologia interna y el vigor de las semillas de Morus alba, Moringa oleiferay y Jatropha curcas”. O estudo proporcionou um prêmio que foi outorgado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, em 19 de janeiro. A pesquisa foi realizada pela professora Marlen Navarro Boulandier, da Universidade de Matanzas, sob supervisão do professor Silvio Moure Cicero, e contou com a colaboração do Dr. Francisco Gilhien Gomes Junior, ambos do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

O trabalho foi resultante do treinamento em Programa de Pós-doutorado realizado pela professora Marlen envolvendo técnicas de análise de imagens em tecnologia de sementes, tendo em vista que a ESALQ é considerada referência nacional e internacional em pesquisa e ensino na utilização das referidas técnicas. “A análise de imagens tem sido utilizada com grande sucesso na avaliação rápida e precisa da qualidade de sementes em comparação com os métodos tradicionalmente utilizados com o mesmo objetivo”, ressaltou Cicero.

O prêmio ocorre anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, sendo destinado a estudos cujos resultados contribuem para o avanço do conhecimento, impacto, rigor científico e inovação. “Os resultados obtidos no trabalho proporcionaram, além do treinamento da professora Marlen, grande avanço para a tecnologia de sementes das três espécies em estudo”, contou Gomes.

De acordo com o professor Silvio, o prêmio representa um reconhecimento internacional dos trabalhos realizados no no Laboratório de Análise de Imagens (LAI) do Departamento de Produção Vegetal (LPV), que é pioneiro em realização de pesquisas em análise de imagens em tecnologia de sementes.

Essa não foi a primeira vez que um trabalho realizado no LAI recebeu premiação pela sua qualidade pois, em outras duas ocasiões, trabalhos realizados por alunos da instituição, orientados pelo professor Silvio, foram contemplados com dois prêmios, sendo um nacional e outro internacional.

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (01/02/2015)

Palavra chave:
Prêmio Cuba Marlen Navarro Silvio Moure Cicero Francisco Gilhien Gomes Junior