Elizabeth Ann Veasey recebe homenagem

Elizabeth Ann Veasey e João Roberto Spotti Lopes (Crédito: Fabiano Pereira)
Editoria:

A docente Elizabeth Ann Veasey se aposenta após 20 anos de atuação na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). Formada em 1981 em Engenharia Agronômica pela Esalq, retornou à instituição para lecionar na graduação e pós-graduação.

Encerrado o mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas orientada pelo professor Paulo Sodero Martins, entrou para o Instituto de Zootecnia, na Secretaria de Agricultura. Lá era pesquisadora e trabalhava com plantas forrageiras. Após o término do doutorado, tornou-se professora do Departamento de Genética da Esalq.

Seguiu as linhas de pesquisa de genética ecológica, genética de populações e diversidade genética. Inicialmente trabalhou com populações naturais de arroz selvagem e depois com raízes e tubérculos, como mandioca, batata doce e cará. Também trabalhou com resgate de material genético pouco registrado, focando em culturas pouco utilizadas e conhecidas.

Na graduação trabalhou com as disciplinas de Genética Geral para os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Ciência dos Alimentos, Evolução para o curso de Ciências Biológicas, entre outras. “Não consigo me ver só na pesquisa, sem dar a aula, é muito gostosa a atividade didática, o contato com os alunos”.

Atualmente, a docente está orientando um aluno de doutorado e dois de mestrado. “Agora me aposento e entro como docente sênior, está um pouco cedo para parar totalmente, pretendo continuar colaborando com a disciplina de genética”.

Em 13 de fevereiro, a docente recebeu, das mãos do vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, um Termo de Reconhecimento pelas contribuições à Universidade.

Texto: Letícia Santin | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque