Encontro abordou inovações para o manejo integrado de pragas e doenças cana-de-açúcar

No próximo dia 1º de junho acontecerá o primeiro Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow. A atividade será on-line, gratuita e reunirá representantes da academia e do setor produtivo. Organizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a iniciativa terá como tema “Inovações para o manejo integrado de pragas e doenças da cultura da cana-de-açúcar e eficiência de produção”.

O encontro tem como coordenador o professor Carlos Alberto Labate, do departamento de Genética da Esalq, está inserido em uma série de sete encontros programados para ocorrer em 2021. Todos os Encontros Preparatórios debaterão pontos estratégicos sobre “A cadeia produtiva da cana-de-acúcar”, tema geral da 4ª edição do EsalqShow, que está programada para ocorrer de 5 a 7 de outubro de 2022, no campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

“Abordaremos os avanços no controle biológico de pragas, doenças e de plantas invasoras, e como a associação entre métodos biológicos, químicos e o melhoramento genético vegetal podem ser usados de forma eficiente para uma agricultura mais produtiva e sustentável”, comenta o professor Labate.

O encontro acontecerá das 10 h às 12h e terá transmissão pelo YouTube da Esalq. A dinâmica do evento será dividida em dois blocos, o primeiro expositivo, com acesso direto e interação via chat pelo YouTube e o segundo de debates, também gratuito, mas com necessidade de inscrições (clique aqui para inscrever-se ao bloco 2 da atividade).

Confira a programação, os palestrantes e os tópicos a serem abordados:

1) Principais pragas da cultura da cana-de-açúcar e o potencial do controle biológico por insetos

José Roberto Postali Parra, docente sênior do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP

2) Microbiota do solo e potencial uso no controle de doenças e assimilação de nutrientes na cana-de-açúcar

Fernando Dini Andreotte, docente do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP

3) “Potencial biotecnológico de moléculas sinalizadoras para controle de doenças de culturas agrícolas”

Juliana Velasco de Castro Oliveira, pesquisadora do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR)/ Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

4) Controle Biológico de pragas e doenças e o potencial econômico para o aumento da produção da cana-de-açúcar

Antonio Carlos Zem, presidente da Biotrop

5) Potencial do mercado de biológicos na cultura da cana-de-açúcar

Christian Lohbauer, presidente da Associação CropLife

1º Encontro Preparatório da 4ª edição do EsalqShow

Tema: Inovações para o manejo integrado de pragas e doenças da cultura da cana-de-açúcar e eficiência de produção

Data: 01/06/2021

Horário: 10h as 12h

Assista em: @esalqmidias (YouTube)

Bloco 1 (expositivo): acesso direto e interação via chat pelo YouTube

Bloco 2 (debate): Gratuito, mas necessário inscrever-se em https://forms.gle/abwipcjcrnqVYFzg8

Para acessar o programa completo dos Encontros Preparatórios de 2021 clique aqui.

Mais informações sobre a 4ª edição do EsalqShow em www.esalqshow.org.br

Texto: Caio Albuquerque (15/05/2021)