Entre os 100 mais

Antônio Roque Dechen destacou-se na categoria 'universidade e pesquisa' (Créditos: Gerhard Waller)
Eles descobrem métodos de combater pragas agrícolas, formas de produzir alimentos de melhor qualidade, tecnologias que ajudam a manejar e aumentar a produtividade nos campos e utilizam a genética a favor das plantas. Foi pensando em homenagear alguns dos responsáveis pelas descobertas que trazem inovações e benefícios ao universo do agronegócio, que a Revista Dinheiro Rural preparou uma edição especial.

Em comemoração aos 11 anos do aniversário da revista, a Editora Três publicou uma lista com os 100 nomes mais influentes do agronegócio. Entre as personalidades destacam-se Antônio Roque Dechen, professor do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) e Tsai Siu Mui, formada na instituição em 1971, e atual diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA).

Dechen, que atua há anos como docente, hoje é presidente do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) e presidente da Fundação Agrisus. Por estar sempre envolvido com o agronegócio, testando novas pesquisas e aprimorando seu conhecimento, ganhou destaque na categoria “Universidade e Pesquisa” entre os 100 nomes.

Outros esalqueanos também foram reconhecidos na publicação em diferentes categorias. Em ‘proteína animal’, a revista apontou como uma das personalidades Pedro Ribeiro Merola, formado em 2001. Já em assuntos relacionados a ‘cooperativas’, destacou-se Carlos Alberto Paulino da Costa, da turma de 1960; Rodrigo Peixoto dos Santos, de 1956, aparece na categoria ‘insumos’; em universidade e pesquisa foram reconhecidos Roberto Rodrigues (1965), Fernando Penteado Cardoso (1936) e Tsai Siu Mui (1971). Na área de ‘entidades do agronegócio’, José Francisco Graziano da Silva (1972) e Luis Carlos Correa Carvalho (1973) foram os nomes de destaque. Alexandre Enrico Silva Figliolino, graduado em 1980, foi homenageado na categoria ‘finanças’ e Sérgio de Zen (1991) e Maurício Palma Nogueira (1997) foram citados em ‘consultoria’, além de Fernando Mesquita Sampaio, formado em 1997, reconhecido em ‘iniciativa sustentável’.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (16/10/2015)
Palavra chave:
100 mais Nomes do agronegócio Revista Dinheiro Rural