Esalq celebrará 20 anos do curso de Gestão Ambiental

Editoria:

Com o objetivo de celebrar os 20 anos do curso de Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o Centro Acadêmico de Gestão Ambiental e egressos do curso, com apoio da Comissão de Coordenação do curso, realizarão uma solenidade para celebrar a data.

Durante o evento, os coordenadores irão relembrar as histórias do curso, debater o presente e refletir sobre o futuro da formação e da atuação profissional em Gestão Ambiental, destacando, inclusive, que as motivações que levaram à criação do curso continuam atuais: a necessidade de profissionais com formação interdisciplinar capazes de compreender e atuar em diversas esferas da área ambiental de maneira holística.

Para ilustrar essas passagens, uma extensa programação foi elaborada, envolvendo pronunciamentos de dirigentes, alunos e egressos do curso; um vídeo especialmente produzido pela Divisão de Comunicação / TV USP retratando a linha do tempo e a essência da profissão; homenagens à Esalq e à Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz; entrega de Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Piracicaba pela vereadora Silvia Morales; e homenagens aos professores e funcionários que contribuíram com a trajetória do curso.

A solenidade será realizada neste sábado, 26 de novembro, às 09h30, no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq.

A profissão

O gestor ambiental é o administrador dos recursos ambientais, responsável por manter o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e a produção econômica de bens e serviços. É o profissional que elabora, desenvolve e coordena projetos ambientais, gerencia projetos ambientais, formula políticas para certificação ambiental, promove ações de conscientização e educação ambiental, e realiza estudos de impacto ambiental.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 24.11.2022