Esalq realizou workshop de monitoramento de sinais eletrônicos em plantas via afídeos

Foram escolhidos 12 pesquisadores para participar do Workshop (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

De 4 a 8 de novembro, aconteceu Escola superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) o um workshop de Monitoramento de Sinais Eletrônicos em Plantas via Afídeos. A atividade ocorreu no LEPSE, Laboratório de Eletrofisiologia de Plantas sob Estresse.

O workshop é um curso especializado em determinação de sinalização elétrica em plantas e tem como objetivo treinar cientistas para utilizarem uma técnica criada pelo professor Freddy Tjallingii da Wageningen University, que permite que sejam medidos sinais elétricos em plantas utilizando um inseto sugador, que nesse caso é o pulgão. “Esse pulgão tem um estilete que se insere no fluema, vaso condutor de açúcar em plantas, para sobreviver e metabolizar o açúcar”, explicou o professor Ricardo Ferraz de Oliveira, do departamento de Ciências Biológicas da Esalq.

Com a aquisição do equipamento elaborado pelo Tjallingii, o professor Oliveira elaborou o workshop e convidou o professor Tjallingii, o professor Ernesto Prado Cordero, de Lavras (MG) e Kevin Powell, da University of New England, para ministrarem o curso.

Foram selecionados 12 participantes, entre eles estão alunos e entomologistas da Esalq, do Istituto Agronômico de Campinas (IAC) e da Basf (Badische Anilin & Soda Fabrik).

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque