Esalqueana realizou intercâmbio na Holanda

Esalqueana contou suas percepções sobre a Holanda e o aprendizado profissional que adquiriu durante o intercâmbio (Créditos: Divulgação)
Editoria:

Um ano longe de casa. Esse foi o período que a graduanda em Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESAL), Grasiele Cardoso Orlando, viveu em Wageningen, na Holanda. A estudante cursou oito disciplinas na Wageningen University and Research, na qual teve a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países e aperfeiçoar a língua inglesa.

“O Programa de Intercâmbio foi essencial para minha formação, crescimento pessoal, acadêmico e profissional”, disse Grasiele. Na Universidade, a esalqueana se dedicou às disciplinas sobre o agronegócio, que englobam questões econômicas, de marketing, planejamento e métodos e aplicação ambiental.

Além de todo o aprendizado acadêmico, a estudante contou sobre a oportunidade de viver em um país diferente do Brasil. “A forma eficiente como o país foi construído e funciona até hoje me impressionou muito e a infraestrutura da Universidade também é um ponto bastante relevante”, contou.

Grasiele ainda afirmou que foi um período importante e que proporcionou a ela um contato com diferentes culturas, pois morando na Holanda, conheceu outros países da Europa. “Foi interessante também perceber as diferenças entre brasileiros e holandeses, como eles são diretos com as pessoas, como planejam e organizam suas vidas. O intercâmbio me fez adquirir experiências que tem feito e farão muita diferença na forma como me relaciono com as pessoas e desenvolvo minhas atividades no dia-a-dia”, revelou.

Texto: Ana Carolina Brunelli
Revisão: Caio Albuquerque (26/08/2016)

Palavra chave:
Intercâmbio Holanda Grasiele Cardoso Orlando