Estudo sobre Biblioteca Espectral de Solos do Brasil foi publicado em periódico de destaque

(divulgação)
Editoria:

Projeto que reúne 41 instituições, 62 pesquisadores e 39 mil amostras de terra contemplando todos os estados da federação, a Biblioteca Espectral de Solos do Brasil (BESB) é uma importante contribuição à área de solos, colocando o Brasil na vanguarda desta tecnologia.

Um estudo sobre a BESB acaba de ser publicado na Geoderma, importante revista científica da área. O trabalho, intitulado 'The Brazilian Soil Spectral Library (BESB): a general view, applications and challenges', tem autoria do professor José Alexandre Melo Demattê, do departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que também coordena o Grupo de Geotecnologias em Ciência do Solo (GeoCis, https://esalqgeocis.wixsite.com/geocis/equipe)

“O trabalho levou 25 anos para ser realizado, a ideia surgiu no meu doutoramento e desde então armazenamos amostras de solos. Ao longo do tempo, divulgamos a iniciativa em todo o país a partir de palestras, congressos e publicações, além da difusão em 15 países”, conta Demattê.

A BESB está configurada como um acervo de vários tipos de solos e o seu respectivo padrão no infravermelho, que pode ser utilizado para diversos fins como mapeamento, análises de solos e na agricultura. “Também é base para a interpretação via satélite. Com isso, o grupo GeoCis e a Esalq se firmam na vanguarda deste tipo de estudo no Brasil e no mundo”, complementa o docente. O trabalho na íntegra pode ser acessado em:

Prêmio para graduandos – Em julho, o GeoCis recebeu dois estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na ocasião, os graduandos Otávio José de Queiroz e José Lucas Mendes Lopes participaram de atividades no laboratório de sensoriamento remoto, pré-estabelecendo parceria técnico cientifica e apoiando a iniciação científica com a UFSCar. “O estágio também proporcionou um conhecimento da rotina dos pesquisadores, despertando interesse no âmbito profissional”, conta o coordenador do grupo.

José Lucas Mendes Lopes, Otávio José de Queiroz e Raul R. Poppiel - do grupo GeoCis - no Laboratório de espectroscopia de reflectância de solos (acervo GeoCis)

A vinda dos estudantes da UFSCar foi um prêmio oferecido por aquela Universidade em função do trabalho que ambos apresentaram durante o evento II Workshop do Sudoeste Paulista de Ciência do Solo, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Solos, realizado na UFSCar/Campus Lagoa do Sino. “Esse prêmio mostra o nível de excelência adquirida pelo grupo GeoCis e em consequência a ESALQ, junto a importantes Universidades do país, como a excelente UFSCar”, complementa Demattê.

Texto: Caio Albuquerque (14/08/2019)