Futuros jornalistas visitam a ESALQ

Professor Evaristo Marzabal Neves recepciona os alunos durante Ciclo de Palestras e Visitas da Abag. (Crédito: Gehard Waller)
Editoria:

Para promover a inteiração entre alunos de jornalismo de São Paulo com o universo do agronegócio brasileiro, há oito anos, a Abag (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto) realiza o Ciclo de Palestras e Visitas em universidades e empresas, apresentando as diferentes áreas e linhas de pesquisas das ciências agrárias. O objetivo é estimular os estudantes a produzirem matérias jornalísticas relacionadas ao agronegócio nas modalidades escrita ou vídeo para concorrerem ao Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.

Na última quarta-feira, 10 de junho, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), convidada pela ABAG, integrou ao Ciclo de Palestras e Visitas e recebeu 52 estudantes de jornalismo de diferentes universidades (Cásper Líbero, ECA/USP, Unimep e PUC-Campinas). Na recepção, os alunos conversaram com o professor Evaristo Marzabal Neves, docente sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, que apresentou a instituição e com o jornalista Caio Albuquerque, da Assessoria de Comunicação (Acom), que comentou a importância da universidade ser pauta contínua dos jornalistas. “É muito importante essa oportunidade de poder mostrar as pesquisas e projetos desenvolvidos por todos da ESALQ e também as possibilidades que existem dentro do agronegócio”, ressaltou o professor.

Na sequência, os alunos conheceram o Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e o Departamento de Ciências Florestais, onde puderam ver de perto o funcionamento de laboratórios de alimentos e processos de fermentação e destilação de bebidas. Tiveram também a oportunidade de estar em contato com um viveiro de plantas nativas, aprenderam sobre a produção e restauração de espécies arbóreas e os procedimentos realizados em laboratórios de celulose e energia.

Segundo Marcos Matos, Diretor Executivo da ABAG/RP, com o Ciclo de Visitas os estudantes conseguem entender melhor os aspectos ambientais, sociais e econômicos relacionados ao agronegócio. “Estar aqui na ESALQ é relevante para o envolvimentos dos alunos com o setor”, comentou.

A ESALQ abriu suas portas e os estudantes aproveitaram a experiência. Como no caso de Ligia Neves e Matias Brotero, alunos da Cásper Líbero, que irão concorrer ao prêmio juntos. “Vejo aqui uma oportunidade de conhecer coisas novas e poder explorar isso numa plataforma que já trabalho, um vídeo para TV”, disse a estudante. Já Matias, contou que se interessou muito pelas pesquisas de reflorestamento. “O setor do agronegócio precisa ser mais explorado pelo jornalismo. A ESALQ nos ofereceu essa oportunidade e nos mostrou coisas que ainda não conhecíamos”, contou.

O Ciclo de Palestras e Visitas na ESALQ possibilitou aos futuros jornalistas uma visão sobre como a ciência tem sido grande aliada no crescimento da agropecuária brasileira, a partir das apresentações de linhas de pesquisas distintas, mas que na prática favorecem positivamente o maior setor da economia brasileira, o agronegócio. “Após participarem do programa da Abag e conhecerem as universidades e empresas, muitos jornalistas acabando se envolvendo profissionalmente com o agronegócio e os alunos acabam criando vínculos durante as visitações com pessoas que, futuramente, poderão recorrer se decidirem se dedicar a área”, finalizou o diretor da Abag.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Caio Albuquerque (11/06/2015)

Apresentação sobre o Departamento de Ciências Florestais e suas áreas de atuação. (Crédito: Gehard Waller)
Estudantes visitam o Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ. (Crédito: Gehard Waller)