Grupo de MBA vence Prêmio EDP Brasil

João Adriano Rossignolo, Natália Teixeira Fernandes Gomes, Glauco Roberto Clerc Regueroe Leandro Glerean (acervo pessoal)

A tecnologia está cada vez mais presente sob as mais variadas formas no nosso cotidiano, seja por conta dos smartphones, tablets, smart TVs, internet, inteligência artificial ou rede de dados. Todos estão conectados e em funcionamento por alguma forma de energia. Porém, esse avanço tecnológico deve se preocupar com a sustentabilidade e os meios para combater a escassez dos bens renováveis.

Foi sobre este contexto que alunos do MBA em Gestão de Negócio da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), elaboraram estudo denominado OIKOS EXPERIENCE (Oikos, do grego “casa” ou “lar”) e foram vencedores do EDP University Challenge 2019. Nesta edição, cujo tema escolhido foi “Casa do futuro”, a equipe apresentou proposta de um modelo de casa inteligente, considerando automação do controle de equipamentos, novas tecnologias e outros produtos relacionados à energia.

Dessa forma, o projeto elaborado pelo grupo composto por Natália Teixeira Fernandes Gomes, Leandro Glerean e Glauco Roberto Clerc Reguero, sob orientação do professor João Adriano Rossignolo (FZEA/USP), propôs uma nova interação dos clientes com suas casas em um ambiente de arrojo tecnológico sustentável.

Tendo como base a economia circular, o projeto focou na construção de uma casa smart and green e na otimização do uso dos recursos, como captação e potabilização de água da chuva e a eficiência do uso da energia elétrica, incluindo a autossuficiência. “Atualmente, cada unidade consumidora, se torna uma unidade geradora de energia elétrica. Assim, como vantagem, o consumo da energia passa de custo para ganho, e estabelece uma nova relação entre os clientes e a EDP”, destacou o orientador da equipe.

Abrindo um parênteses, vale destacar que a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com de 20 anos de atuação, a Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Rossignolo comentou, ainda, que o excedente energético produzido pelas unidades é transferido aos postos de abastecimento elétrico para revenda com preços competitivos, reduzindo os custos operacionais e investimentos da EDP para a ampliação da produção energética em projetos de grande porte.

“Com este projeto, a OIKOS EXPERIENCE reforça a imagem da EDP como empresa inovadora no relacionamento com os clientes e sustentabilidade (ISE) e se consolida como solução tecnológica-sustentável, ideal para gestão ativa eficiente de recursos, com inovações que aliam economia financeira, consciência socioambiental, auto sustentabilidade e entregando valor, interatividade e conforto”, finalizou o orientador.

Por conta dessa conquista, toda a equipe ganhou a viagem para a final internacional do Prêmio, que será realizada em Lisboa, entre os dias 28 e 29 de outubro de 2019.

EDP University Challenge

É um projeto global da EDP para jovens universitários do Brasil, Portugal e Espanha. Tem como objetivo estimular os estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado a colocarem em prática o conhecimento acadêmico, promovendo maior ligação entre as universidades e o mundo corporativo.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (23/09/2019)