Homenagem a Antonio Carlos de Mendes Thame

Antonio Carlos de Mendes Thame (acervo Esalq)

Faleceu na última quinta-feira, aos 75 anos, 28 de abril de 2022, o professor licenciado Antonio Carlos de Mendes Thame.

Formado engenheiro agrônomo em 1969, Mendes Thame atuou como docente do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) da Esalq entre 1º de março de 1974 até a exoneração em 31 de janeiro de 2019. Foi casado com Nancy Ferruzzi Thame, com a qual tem uma filha chamada Sofia Ferruzzi Thame

O velório aconteceu no Salão Nobre Helly de Campos Melges, da Câmara Municipal de Piracicaba (Rua Alferes José Caetano, 834) e o sepultamento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 29 de abril de 2022, às 10h, no Cemitério da Saudade.

Além da excelência acadêmica e contribuições para trajetória exitosa da universidade, Mendes Thame notabilizou-se pelo legado político deixado a partir de sua atuação como prefeito de Piracicaba, secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo durante os governos Mário Covas/Geraldo Alckmin entre 1999 e 2002. Foi o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), em 1993.

Atuou como deputado federal por sete mandatos e, como parlamentar, teve 13 projetos aprovados pela Câmara e Senado e sancionado pela Presidência da República. É da sua autoria projeto de lei complementar 02/07, em 2007, que, acrescido de proposições de outros deputados, deu origem ao MEI (Microempreendedor Individual). Contribuiu ainda para a Constituição de 1988 sendo co-autor do artigo 58 das Disposições Transitórias da Constituição Federal, que reajustou os proventos de milhões de aposentados e pensionistas.

Neste momento de tristeza e dor, a Diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), bem como toda a comunidade acadêmica, manifestam suas condolências aos familiares e amigos. Sobretudo, Antonio Carlos de Mendes Thame merece nosso agradecimento pela forma acolhedora e gentil com a qual se relacionava com a Esalq, nossa saudação à sua luta pelas causas sociais e ambientais e nossa reverência por ter levado com dignidade a bandeira política em prol de uma sociedade mais justa.

29/4/2022