Homenagem ao incentivador pela criação do Museu Luiz de Queiroz

Acervo pessoal
Editoria:

João Pedro Godinho Neto, ingressou na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) em 07 de junho de 1966, para trabalhar como desenhista na Seção de Desenho Técnico da instituição. Dada sua formação em Educação Artística, vislumbrou a ideia de preservar equipamentos e documentos que estavam obsoletos nos departamentos da Escola. No seu conceito, a instituição deveria possuir um local para abrigar peças antigas a fim de homenagear o criador da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz, além de preservar sua história.

Após a quadragésima reunião interdepartamental da Esalq, ocorrida em 04 de abril de 1984, Godinho conseguiu que seu projeto de criação de um Museu fosse aprovado. Em 05 de abril de 1984, o Museu Luiz de Queiroz foi oficialmente criado. Porém, não satisfeito em se responsabilizar somente pela manutenção e restauração dos quadros de formatura espalhados pelos corredores do Edifício Central, solicitou à direção da Escola o recolhimento das peças antigas deixadas nos departamentos que, muitas vezes, eram descartadas.

Nessa época, Godinho dividia um espaço com a Divisão de Infraestrutura e lá passou a abrigar as antiguidades do Museu. Passou então a recolher a antiqualha, realizando um grande trabalho de garimpagem desse acervo nos porões dos departamentos. Angariou uma imensa massa documental, tanto textual como iconográfica, além de um grande acervo de equipamentos usados em salas de aula como balanças, microscópios, calculadoras, documentos textuais ou fotos históricas, além de charretes que haviam sido utilizadas para transporte de professores ou tratores e maquinários em desuso.

Em 1990, solicitou à direção da Esalq para que o Museu ocupasse a casa utilizada até então como moradia aos diretores. Muitos consideraram esse pedido audacioso, menos o diretor, professor João Lúcio de Azevedo, que atendeu tal solicitação. Lá estabelecido, Godinho idealizou o Salão de Artes Plásticas Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz e a galeria de Artes "Renato Wagner", essa em homenagem ao pintor piracicabano e amante da Escola que retratou, por meio de sua arte, vários momentos da instituição. Na Galeria, eram realizadas exposições mensais dos grandes pintores nacionais, cuja única regra era a doação de uma obra a fim de formar o acervo de obras de artes do Museu Luiz de Queiroz, hoje espalhadas pelas salas do Edifício Central.

De Desenhista (contrato inicial) a Museólogo (beneficiado pela Lei Sarney), Godinho aposentou-se em 12 de agosto de 1998. Falecido em 19 de maio de 2021, muito se deve a João Pedro Godinho Neto. De temperamento firme e obstinado deixou, com seu entusiasmo, sua dedicação e seu amor pela arte e pela história, um significativo legado para a Esalq. Hoje, aos responsáveis pelo Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” (nova denominação a partir de 1990), deixa a incumbência de perpetuar a história dessa da gloriosa Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”

Criado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” é administrado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola, e tem como finalidade: preservar a memória da ESALQ, bem como do seu idealizador Luiz Vicente de Souza Queiroz; promover exposições permanentes, temporárias e itinerantes, bem como projetos educativos que estimulem a reflexão científica, cultural e social.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar e Edno Aparecido Dario (04/06/2021)