Homenagem ao professor Alex da Silva Alves

Alex da Silva Alves (acervo pessoal)

É com grande pesar que a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz comunica o falecimento do Professor Alex da Silva Alves, docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), ocorrido ontem, dia 03 de junho de 2021, em Sorocaba/SP.

A chefia do LES manifesta-se destacando que, além de ser uma grande perda para o quadro docente da Esalq, por todas suas contribuições significativas para o ensino, a pesquisa e a extensão, especialmente na constituição do curso de Administração, o professor Alex, desde o seu ingresso em nossa comunidade, foi reconhecido por seus colegas docentes e, em especial por seus alunos, pela sua dedicação ao conhecimento, criatividade, e, sobretudo, pela sua capacidade de comunicação.

Em homenagem ao falecimento do docente, manifestou-se também em nota de pesar a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). A Fealq reforça que o docente deixa importantes contribuições para o ensino, a pesquisa e a extensão, lembrando que junto à Fealq ele teve grande envolvimento na coordenação de cursos e eventos realizados com o apoio da Fundação.

Alex da Silva Alves era Professor Associado da Esalq, com mais de quinze anos de experiência acadêmica e de consultoria. Atuava nas áreas de avaliação de ciência, tecnologia e inovação, análise financeira e “valuation” de empresas e projetos, atendendo a pequenas e médias empresas, assim como a organizações nacionais e internacionais. A construção da sua experiência docente se deu em instituições reconhecidas nacional e internacionalmente como a Universidade de São Paulo, a Fundação Dom Cabral, o Higher Colleges of Technology nos Emirados Árabes Unidos e a Universidade Federal Fluminense. Alinhando pesquisa e práticas de mercado, tinha trabalhos desenvolvidos em parceria com empresas como Petrobras, Vale, Votorantim, CODELCO, Banco Interamericano de Desenvolvimento, BNDES, FINEP e SEBRAE, entre outras.

Texto: Caio Albuquerque (04/06/2021)