Ideas for milk foi apresentado na ESALQ

Wagner Arbex, Marcelo Carvalho e Luiz Gustavo Nussio (crédito: Cristiano Ferrari)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) sediou, na tarde de 12/09, o evento de apresentação do “Desafio de Startups: Ideas for Milk”. A iniciativa é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com empresas do setor, que tem na ESALQ uma das sedes regionais. Para a apresentação, ocorrida na sala da Congregação, estiveram na ESALQ o analista da Embrapa Gado de Leite, Wagner Antonio Arbex (confira apresentação) e o CEO da Agripoint, Marcelo Carvalho (veja apresentação).

O desafio estimula a inovação e o empreendedorismo voltados ao agronegócio do leite. Podem participar equipes informais compostas por quaisquer pessoas interessadas ou startups/empresas já constituídas. A proposta é que os participantes apresentem um projeto que relacione soluções para aumentar a eficiência do segmento da cadeia produtiva do leite no Brasil por meio de projetos de tecnologia que podem envolver aplicativos mobile, soluções de hardware ou software e tecnologias que estejam relacionadas à melhoria da eficiência da atividade. “Esse desafio atende a expectativa de oferecer aos nossos estudantes um ambiente de empreendedorismo, vinculado ao setor produtivo”, comentou o diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio.

Em sua apresentação, o analista da Embrapa falou da importância do desafio ter o apoio das instituições de ensino. “É fundamental entidades como a ESALQ participarem e promoverem a visão desse novo mercado aos seus estudantes”, comentou Arbex, quer coordenou durante sua fala uma dinâmica sobre formação e startups e proposição de novos negócios atrelados à cadeia leiteira.

As propostas para a competição nacional entre empreendedores devem ter foco nas áreas do agronegócio do leite, que abrangem desde os insumos agropecuários, logística de captação, distribuição do leite, indústria de laticínios até o consumidor final. Dessa forma, soluções para a maior eficiência de culturas utilizadas na atividade leiteira, como milho, pastagens, cana e outras, podem ser incluídas.

O CEO da Milkpoint apresentou aos estudantes, docentes e servidores técnicos presentes ao evento, uma contextualização da cadeia do leite, e trouxe índices que evidenciam um mercado em crescimento. “O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de leite, commoditie produzida em 99% dos municípios brasileiros. Mais ainda precisamos vencer grandes desafios pois esse setor está se transformando na produção e na indústria”, salientou Carvalho.

Após a primeira etapa de avaliação das ideias inscritas, até 40 projetos seguirão para as oito finais locais, que serão realizadas dentro de universidades - referências em agropecuária. Apenas oito projetos, um de cada final local, irão para a final nacional, que ocorrerá em Brasília.

Um dos presentes durante a atividade foi Pedro Augusto Ribeiro Salvo pós-graduando de Ciência Animal e Pastagem. Para ele, o a atividade mostra que a cadeia do leite precisa de soluções. “Precisamos integrar isso com a tecnologia, afim de obtermos um rendimento melhor. Creio que quando se busca a solução dentro de instituições como a ESALQ, é possível conciliar agricultura com tecnologia”.

A inscrição e entrega dos projetos devem ser feitas até o dia 12 de outubro, pelo site: www.ideasformilk.com.br, onde informações adicionais podem ser encontradas.

Texto: Caio Albuquerque, com informações de Alicia Nascimento Aguiar e Caio Nogueira (12/09/2016)

Estudantes participaram de dinâmica (crédito: Cristiano Ferrari)
Desafio de startups valorizará ações tecnológicas que contribuam com a cadeia leiteira (crédito: Cristiano Ferrari)
Palavra chave:
leite embrapa gado milkpoint