Ingressantes da Esalq são recepcionados com palestra, música e conscientização

Abertura da semana de recepção ocorreu no Salão Nobre (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Victor Henrique Alves, 18 anos, veio de Santos (SP) e foi um dos primeiros novos estudantes a entrar no Salão Nobre da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) na manhã desta segunda-feira, 26/02. Ele veio para cursar Ciências Biológicas e foi recepcionado com café da manhã e apresentado a uma programação que vai até a próxima sexta-feira e contará com palestras, atividades culturais e esportivas. “Estou gostando dessa recepção, do contato com professores e o pessoal do meu curso”.

Para a abertura da Semana de Recepção aos Ingressantes, que teve início às 9h, no Salão Nobre do Edifício Central, o diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio, destacou o significado para a instituição recepcionar uma nova turma de calouros. “Nosso melhor produto são os estudantes, que chegam até aqui para ter uma formação técnica de qualidade reconhecida no mundo todo e, sobretudo, para receber um conjunto de valores de cidadania que os permitirá transformar a realidade do nosso país”.

Muitos dos ingressantes estavam de seus pais e familiares, como Gabriel Valverde Firmino, 17 anos, piracicabano que começará a cursar Ciências Biológicas na Esalq. “Creio que a universidade me ajudará a amadurecer com conhecimento e capacitação e espero entender melhor a vida dos seres vivos, tema que sempre me encantou ainda no ensino médio”. Para a mãe de Gabriel, Sueli Firmino, é uma alegria ver o filho acessar uma universidade pública. “Ele sempre estudou bastante, mas nunca imaginamos que seria possível entrar aqui, mas tínhamos uma esperança que agora se concretiza”, aponta.

Ministério Público – Como de praxe nos últimos anos, a Esalq tem posto em prática ações de combate ao trote e de garantia dos direitos humanos no ambiente universitário. Uma das iniciativas, adotada nas últimas edições da Semana de Recepção, é a presença de representantes do Ministério Público para dialogar com os ingressantes e comunidade como um todo. Nesta ocasião, estiveram presentes Aluisio Antonio Maciel Neto, 2º Promotor de Justiça de Piracicaba, Maria Christina Marton Correa Seisarth de Freitas, 5ª Promotora de Justiça de Piracicaba e Luciano Gomes de Queiroz Coutinho, 15º Promotor de Justiça de Piracicaba. “A nova realidade que se apresenta a esses estudantes pode representar também algumas incertezas. Diante dos fatos do passado, a Esalq adotou essa iniciativa de aproximação com o Ministério Público, discutimos medidas de segurança e hoje o tom é de uma conduta de integração solidária. Creio que criamos um caminho de parceria que garante a integridade dos estudantes e a honra dessa escola”.

Ainda durante a cerimônia de abertura da Semana de Recepção, marcou presença o professor José Otávio Machado Menten, sênior do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq e atual Secretário de Meio Ambiente do município de Piracicaba. Na ocasião, Mentem esteve representando o prefeito da cidade, Barjas Begri e comentou sobre a formação de profissionais que contribuam com uma realidade mais saudável. “A Esalq é um centro de formação de profissionais de grande responsabilidade, de cidadãos éticos que são capazes de ajudar o Brasil a solucionar seus problemas”.

A primeira etapa da recepção contou com uma apresentação institucional, realizada pelo presidente da Comissão de Graduação, professor Luis Eduardo Aranha Camargo, e pelo prefeito do campus, professor Fernando Seixas. Ambos falaram sobre a organização acadêmica e a estrutura física disponível no Campus Luiz de Queiroz.

Encerrando as atividades da manhã, os ingressantes assistiram a palestra “A USP e seu projeto de vida”, proferida pelo professor Roberto da Silva, da faculdade de Educação da USP.

A parte cultural do evento ficou sob responsabilidade do Coral Luiz de Queiroz.

Também na segunda-feira, ocorrerão no período da tarde a palestra “Saúde emocional dos estudantes na Universidade”, a apresentação teatral “O Extensionista”, reuniões de discussão sobre temas como “Drogas na universidade”, “Cotas na USP/etnia”, “Gênero, Sexualidade e DSTs” e “Programa de Permanência Estudantil e Organização Estudantil”. As 19h ocorre o Cine Pipoca dos cursos noturnos, no Anfiteatro do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição – Jumbão.

Clique aqui e acesse a programação completa da Semana de Recepção aos Ingressantes da Esalq

ESALQ Noticias 171/2018 - Semana de Recepção 2018

Palavra chave:
MP ministério público calouros ingressantes