Inscrições abertas para o programa Profissões na Esalq

Estudantes do Ensino Médio em visita ao campus (crédito: Sueli Pereira)

Estão abertas as inscrições para o programa Profissões na Esalq 2019. Podem se inscrever estudantes de escola públicas, particulares, técnicas e de cursinhos pré-vestibulares.

Motivar, estimular e despertar o interesse dos jovens estudantes de ensino médio a conhecer o universo acadêmico é a proposta da iniciativa. Desde 2011, ano de sua criação, cerca de 8 mil jovens de Piracicaba e região estiveram na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e, em contato com universitários e docentes da Esalq, foram estimulados a cursarem uma universidade pública e gratuita.

Na visita ao campus da Esalq, os participantes recebem informações e orientações a respeito das formas de ingresso na universidade pública, do funcionamento do vestibular da Fuvest e a da oferta de vagas via SiSU, além de esclarecimentos acerca dos Programas de Inclusão Social e de Permanência da USP.

As inscrições vão até 28 de fevereiro e, para participar, a escola deve manifestar interesse pelo e-mail profissoes.esalq@usp.br .

A Esalq

Uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), a Esalq foi fundada em 1901 e, desde então, já formou mais de 15 mil profissionais na graduação e titulou mais de 9 mil mestres e doutores.

Na graduação, são oferecidas 430 vagas nos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. Os alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e de Engenharia Florestal podem inscrever-se, paralelamente ao bacharelado, em disciplinas para obter o grau de licenciado em Ciências Agrárias; e os estudantes Ciências biológicas, o de licenciado em Ciências Biológicas.

Além das disciplinas obrigatórias e optativas como parte da matriz curricular, os estudantes da Esalq podem participar de cursos extracurriculares, estágios, intercâmbios, programas de dupla-diplomação, grupos de estudo e de extensão, programas de educação tutorial, congressos e seminários. A Esalq mantém convênio com mais de 70 universidades do exterior e, na área de ciências agrárias, está entre as 5 melhores do mundo.