Laboratório da Clínica do Leite conquista acreditação do INMETRO

Diretor, Luis Gustavo Nussio, recebeu acreditação concedida pelo Inmetro à Clínica do Leite. (Crédito: Fábio Torrezan)
O diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), professor Luiz Gustavo Nussio, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 20 de julho, das mãos do coordenador da Clínica do Leite, Paulo Fernando Machado, e do gerente do laboratório, Laerte Dagher Cassoli, o certificado de acreditação concedido ao laboratório de análises científicas de leite, no início deste mês, pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A acreditação foi estabelecida com base nos requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

Desde 2002 o laboratório da Clínica do Leite faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Análise da Qualidade do Leite (RBQL), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), que tem como responsabilidade monitorar o leite produzido no país. Em 2008, foi oficialmente credenciado junto à Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (CGAL/MAPA) para a realização de análises para programas oficiais do governo e, agora, passa a ser acreditado junto ao INMETRO. “O fato de conquistarmos essa acreditação, mostra que a ESALQ está cumprindo uma parte de sua missão de estabelecer excelência. Nesse momento, a Clínica do Leite está alinhada nesse propósito e passa a ser uma referência para a instituição e para a sociedade”, comentou o diretor da ESALQ, Luis Gustavo Nussio.

O escopo da acreditação se refere às análises de “gordura, proteína, contagem de células somáticas e de bactérias em amostras de leite”, de acordo com Paulo Machado, e pode ser acessado no site do INMETRO, consultando o nº de acreditação do laboratório (CRL 0851). “A acreditação é mais uma garantia de que, desde 1996, estamos no caminho certo, buscando sempre oferecer um trabalho de alta qualidade”, ressaltou o coordenador da clínica.

A Clínica do Leite

O setor pertence ao Departamento de Zootecnia da ESALQ e existe desde 1996, quando recebeu a doação de um dos primeiros equipamentos automatizados de alta tecnologia para análise de leite. Além disso, atende, basicamente, a dois tipos de usuários: indústrias e produtores. O primeiro tem como obrigatoriedade realizar análises mensais em laboratórios da RBQL e há indústrias que participam, pois remuneram seu fornecedor em função da qualidade do produto. Os produtores coletam amostras de leite de cada uma das vacas para saber a sanidade da glândula mamária e a nutrição dos animais.

Cerca de 430 indústrias localizadas nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará e Bahia, utilizam a Clínica do Leite para suas análises. Além disso, há aproximadamente mil fazendas que fazem o monitoramento individual, mensalmente. “São cerca de 80 mil análises mensais para indústrias e 70 mil para as fazendas”. A ESALQ analisa 25% do leite produzido em todo o país.

A Clínica do Leite tem, atualmente, cerca de 40 funcionários trabalhando nos setores de análise de qualidade, extensão, projetos e administração. Oferece, também, apoio a estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica na realização de pesquisas, oferendo o suporte necessário em equipamentos e informações.

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (20/07/2015)

Coordenador da Clínica do Leite, Paulo Fernando Machado, ao lado do diretor da ESALQ. (Crédito: Fábio Torrezan)
Palavra chave:
Clínica do Leite, Acreditação, Inmetro