Livro conta a história de Guido Ranzani

Gudo Ranzani (crédito: Paulo Soares)
Editoria:

“Quem souber classificar um solo, saberá conservá-lo”. Essa frase é de Guido Ranzani, expressada durante entrevista publicada no boletim Esalq notícias, em 2006.

Formado engenheiro agrônomo em 1941, Ranzani foi professor na área de Solos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e faleceu em 2011. Professor catedrático da 13ª Cadeira, de Agricultura Geral, Guido Ranzani é o tema da obra ‘Dos solos de Piracicaba às terras da Amazônia: vida e trajetória de um cientista’, lançada no último dia 26 de junho de 2021, pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba).

A autoria da obra é do pesquisador, docente e atual Secretário de Cultura de Piracicaba, Adolpho Queiroz. Em recente artigo publicado no Jornal de Piracicaba, Queiroz recorda que recebeu o convite para escrever o livro do advogado Pedro Maurano e fala de como traçou a biografia. “Delineamos o projeto, onde pesquisamos as origens do nosso biografado em Santa Rosa do Viterbo, passando pelos estudos que fez para formar-se em Engenharia Agronômica aqui em Piracicaba, pela Esalq. A evolução dos seus sonhos para tornar-se professor da casa até virar catedrático e os desafios profissionais que encontrou numa área de estudos até então pouco explorada pelos agricolões. O estudo dos solos”.

A história dos 96 anos de existência de um dos pioneiros no estudo e classificação de Solos do Brasil poderá ser conferida em versão impressa e eletrônica. Os interessados poderão entrar em contato com o IHGP pelo telefone (19) 3434-8811 ou e-mail ihgp@ihgp.org.br.

Clique aqui para assistir a live de lançamento, que contou com a fala do diretor da Esalq, pofessor Durval Dourado Neto

Texto: Caio Albuquerque (28/06/2021)