Pós-graduação da ESALQ confirma conceitos de excelência

(crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou essa semana o resultado da primeira etapa da Avaliação Quadrienal 2017, que traz um balanço da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Dos PPGs oferecidos na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), seis foram avaliados como de nível 7: ‘Ciência Animal e Pastagens',  'Entomologia', ‘Genética e Melhoramento de Plantas', ‘Solos e Nutrição de Plantas', ‘Fitopatologia’ e ‘Ecologia Aplicada’ (interunidades ESALQ/Cena). Os Programas de ‘Fitotecnia’ e ‘Recursos Florestais’ receberam conceito 6. As notas 6 e 7 equivalem aos desempenhos dos centros internacionais de ensino.

Outros PPGs confirmaram seus índices de excelência: ‘Economia Aplicada’, ‘Engenharia de Sistemas Agrícolas’, ‘Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal’ e ‘|Microbiologia Agrícola’ receberam nota 5. Os programas de ‘Administração’, ‘Bioenergia’, ‘Ciência e Tecnologia de Alimentos’, ‘Estatística e Experimentação Agronômica’, ‘Fisiologia e Bioquímica de Plantas’ foram avaliados com o conceito 4.

Segundo o presidente da Comissão de Pós-Graduação da ESALQ, professor Fernando Luís Cônsoli, a instituição teve 76% de seus cursos reconhecidos como sendo de excelência, 8 deles de excelência internacional, com 6 desses cursos obtendo conceito máximo na avaliação de programas de pós-graduação pela CAPES (conceito 7), incluindo os programas interunidades e interinstitucional, hoje também hospedados na ESALQ. “A avaliação da qualidade da pós-graduação no Brasil disponibilizada pela Capes mantém o destaque de excelência e de inserção internacional da Pós-Graduação da ESALQ”.

Cônsoli destaca ainda a ascensão dos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e em Recursos Florestais, agora reconhecidos como cursos de excelência nacional (conceito 5) e internacional (conceito 6), respectivamente. “A avaliação da qualidade da pós-graduação hoje oferecida pela ESALQ é motivo de orgulho e reflete o empenho da comunidade docente, discente e de funcionários envolvidos com o ensino, a pesquisa e a administração da pós-graduação. São poucas as unidades e instituições que reúnem essa proporção de programas com conceito de excelência”.

Acesse o hotsite criado para a Avaliação Quadrienal que reúne todas essas informações e dados: avaliacaoquadrienal.capes.gov.br.

Números da PG na ESALQ

Início em 1964 (1ª unidade da USP a implantar a Pós-Graduação)
16  Programas de Pós-Graduação
1  Programa Interunidades