Palestra abordou gerenciamento de resíduos

Atividade ocorreu na disciplina de Introdução à Gestão Ambiental (divulgação)
Editoria:

A turma de ingressantes do curso de Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) assistiu, no último de 18 de março, uma palestra sobre gerenciamento de resíduos no Japão.

Convidada pela professora Odaleia Telles Marcondes Machado Queiroz, Márcia Metran, Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) conversou com os estudantes sobre porque o Japão é exemplo de gerenciamento de resíduos. Durante sua fala, apresentou o histórico da cultura japonesa em gerenciamento do meio ambiente, sua influência nos padrões de limpeza urbana, tecnologias e sua forte ênfase em educação ambiental.

“Foi de grande importância falar para os alunos que dentro do universo de gestão ambiental, a temática de resíduos sólidos urbanos é de grande relevância e com tão poucos trabalhos acadêmicos nesta área”, comentou a palestrante.

Entre outros temas, Marcia falou sobre aterros, políticas públicas, reciclagem, mina urbana, cultura e educação na destinação e tratamento de resíduos. A atividade esteve inserida no programa da disciplina de Introdução à Gestão Ambiental e para a professora Odaléia, o tema tem grande destaque na formação profissional desses estudantes.

“A palestrante é administradora de empresas, trabalha na AMLURB e tem ótimo desempenho profissional em planejamento e desenvolvimento urbano, notadamente em destinação de lixo, tema dos mais importantes para a formação dos futuros gestores ambientais”.

O curso de Gestão Ambiental da Esalq é noturno, oferece 40 vagas, tem duração de 4 anos e os interessados podem ingressar a partir do vestibular da Fuvest ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Saiba mais em www.esalq.usp.br/graduacao.