Pandemia não impede internacionalização na pós-graduação da Esalq

reprodução
Editoria:

De 3 a 7 de agosto, estudantes de pós-graduação da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade de Nebraska - Lincoln, estarão reunidos, on-line, para cursar uma disciplina de pós-graduação.

A partir da plataforma Zoom, alunos dos programas de Engenharia de Sistemas Agrícolas, Ciência Animal e Pastagens e Solos e Nutrição de Plantas da Esalq e do Departamento Biological Systems Engineering (BSE) do College of Engineering, do Institute of Agriculture and Natural Resources, da University of Nebraska-Lincoln terão a oportunidade de aprender conceitos ligados a Attributional Science & Decision Making.

“A disciplina foi elaborada em 2018 em formato EAD para integração de alunos das duas instituições e por conta da pandemia essa é uma forma de ter internacionalização com segurança e a baixo custo. Imagino que a iniciativa possa incentivar outros programas, unidades e instituições de ensino superior”, conta Thiago Romanelli, professor do departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, responsável brasileiro por ministrar parte da disciplina.

Romanelli terá como parceiro na condução dos trabalhos o docente Francisco Muñoz-Arriola, do BSE. “Abordaremos conceitos de sistemas complexos, tomada de decisão e do nexo água-alimento-energia em sistemas de produção”, complementa o professor da Esalq.

Segundo Romanelli, a iniciativa inova ao permitir que a internacionalização aconteça durante a pandemia. “Essa é uma forma segura e sem ônus algum às duas instituições, superando as dificuldades que os tradicionais envio e recepção de estudantes encontrariam seja por questões sanitárias quanto econômicas”.

Ao final das aulas, reunidos em grupos os pós-graduandos desenvolvem projetos multidisciplinares visando a vivência em escalas mais amplas da aplicação científica.

Internacionalização – O departamento de Engenharia de Biossistemas e o BSE, de Nebraska estreitaram relações nos últimos anos e essa disciplina é o primeiro fruto concreto desse esforço nos últimos anos. Em 2017, Thiago Romanelli foi pesquisador visitante junto ao BSE, bolsista Fulbright, e a partir dessa vivência nos EUA, surgiu a ideia de avançar com a internacionalização efetiva com pouco investimento. Nos últimos anos, o departamento da Esalq recepcionou, ao menos, uma dezena de comitivas do BSE.

Texto: Caio Albuquerque (03/08/2020)