Paulo Kageyama será homenageado com a Medalha João Pedro Cardoso

Paulo Yoshio Kageyama (crédito: Gerhard Waller)

Falecido no dia 17 de maio de 2016, o docente do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Paulo Yoshio Kageyama será homenageado (in memoriam) no próximo domingo, 5/6, com a Medalha João Pedro Cardoso.

Em junho de 2002, o Governo do Estado de São Paulo instituiu, por Decreto, a Medalha João Pedro Cardoso, destinada a homenagear personalidades que contribuem para a educação, a preservação e a recuperação ambiental do estado de São Paulo. Esta distinção é conferida tradicionalmente no Dia do Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.

Data de 7 de junho de 1902 a primeira Festa das Árvores do Brasil, realizada no município de Araras. Seu idealizador, João Pedro Cardoso, cidadão natural de Pindamonhangaba, que era amante das árvores. A ideia que Cardoso semeou rende frutos até os dias de hoje. A distante festa do início do século passado foi a semente do Dia da Árvore, celebrado no início da primavera.

Os homenageados de 2016 receberão a honraria no Jardim Botânico no domingo, 5/6, em cerimônia que marcará o Dia Mundial do Meio Ambiente e os 30 anos da criação da Secretaria do Meio Ambiente. Além de Kageyama, serão homenageados João Carlos Meirelles, Paulo Passos, Caroline Vigo, Branca da Cruz e Paulina Chamorro.

Paulo Yoshio Kageyama faleceu na manhã 17 de maio, aos 70 anos. Nascido em 3 de dezembro de 1945, em Santo Anastácio (SP), o era graduado em Engenharia Agronômica pela USP (1969) e ingressou para lecionar na ESALQ em 1977. Era mestre pela USP (1977), doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1980) e Pós Doutor pela North Carolina State University (1991). Foi Diretor de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal (2003-2007). Era professor titular da Universidade de São Paulo; Representante Titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio. Também figurava, desde 1988, como membro do grupo de Experts da FAO/Roma - para Conservação Genética. Tinha experiência na área de Genética e Conservação, com ênfase em Genética de Espécies Arbóreas, atuando principalmente com Conservação de Ecossistemas Tropicais, Restauração de Áreas Degradadas, Sementes Florestais, Variabilidade e Estrutura Genética, assim como Agrobiodiversidade e Agricultura Familiar.

Texto: Caio Albuquerque, com informações da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (02/06/2016)